ROGÉRIO BRITO
JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO
O ator Rogério Brito interpreta dom Olu, o rei da Pequena África, em Nos Tempos do Imperador
Rogério Brito segue passos reais ao cruzar as ruas da Pequena África na pele de dom Olu em Nos Tempos do Imperador. O personagem foi inspirado em uma das mais populares figuras da corte no Segundo Reinado (1840-1889), mas que foi apagada até mesmo dos rodapés dos livros de História --Cândido da Fonseca Galvão (1845-1890), o dom Obá.
O príncipe africano era amigo pessoal do monarca de "carne e osso", assim como o marido de Cândida (Dani Ornellas) também goza de prestígio junto a Pedro (Selton Mello). O próprio título Obá entrega a nobreza de seu sangue, já que era dado apenas aos chefes de Estado do Império de Oió, que corresponde hoje a uma parte dos territórios da Nigéria e do Benim.
"Eu estou muito feliz de fazer a novela, mas igualmente perdido e angustiado como os meus colegas. O bom do meu personagem é que ele tem um ponto de partida histórico, então eu não fico completamente no escuro. O problema é que também não há uma clareza sobre esse homem, de onde ele vem ou para onde ele vai", explica o ator ao Notícias da TV.
Brito revela que, nos momentos de dúvida, em que não pode preencher as lacunas sobre o papel com uma simples consulta na internet ou nas páginas de uma enciclopédia, aprendeu a procurar por respostas na própria história. Ou melhor, na própria pele.
"Sempre que fico perdido, eu busco me reconectar com os meus ancestrais. A gente precisa de líderes neste momento que passa, de alguém que nos conduza, então é importante que nós, negros, tenhamos a consciência de onde viemos. Dom Olu me dá essa luz", avalia.
Afinal, o pai de Zayla (Alana Cabral/Heslaine Vieira) ainda aglutina em si outros nobres africanos que, pela guerra ou pelo infortúnio, atravessaram o Atlântico como escravos e aqui estabeleceram a sua realeza --como a rainha Nã Agontimé, do reino de Daomé, cuja fé aos seus voduns (espíritos ancestrais) é repercutida até hoje no tambor de mina.
"Eu confio totalmente nos pesquisadores da novela, nos nossos autores, mas também fico cada vez mais perdido e sedento por mais detalhes a cada cena de Olu. Redescobrir essas pessoas para mim é uma tarefa angustiante, mas prazerosa", arremata o artista.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.