BOM VELHINHO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal; personagem é misterioso na novela das nove da Globo
Velho do Rio (Osmar Prado) é cheio de mistérios em Pantanal. Os demais personagens não sabem ao certo onde ele vive, se é que está vivo, se é de fato o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), se é a sucuri que ronda a tapera de Juma (Alanis Guillen) e quais são os poderes que ele tem. Ainda que seja o encantado mais famoso da região, há indícios de que ele não é um "bom velhinho" na novela das nove da Globo.
Apesar de vagar pelo Pantanal e aparecer e desaparecer quando bem entende, o encantado tem família. Ele é pai de José Leôncio, mas um pai ausente, que ignora o desejo do filho de revê-lo. Também é avô de Jove (Jesuita Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos), mas só trata como neto querido o primeiro.
Nos últimos capítulos, Velho do Rio também virou assunto por se transformar em sucuri e ficar de olho na pegação entre Guta (Julia Dalavia) e Tadeu. O público o enxergou como um idoso fofoqueiro e voyeur (termo utilizado para pessoas que sentem prazer ao verem atos sexuais).
Confira cinco motivos para desconfiar da índole do Velho do Rio:
Velho do Rio aparece mais para Juma, Jove e Muda (Bella Campos), mas sabe de tudo que acontece na região e por vezes faz a "partilha" de suas informações. Será ele o responsável, por exemplo, por contar a Jove que José Lucas está interessado e se aproximando cada vez mais da menina-onça. Por causa desta fofoca, o filho de Madeleine (Karine Telles) achará melhor terminar de vez o namoro com a selvagem.
O personagem virou piada nas redes sociais após a cena em que uma sucuri aparece na tapera de Juma justamente no momento em que Guta (Julia Dalavia) e Tadeu (José Loreto) estavam lá, prestes a transar. O próprio peão achou que a cobra era o Velho do Rio e se recusou a matá-la. Não ficaram claras as intenções do encantado ao assustar o casal, mas, para o público, ele queria mesmo era espiar o momento de paixão entre os dois.
Velho do Rio nem tenta disfarçar que, entre seus três netos, um deles é claramente o preferido: Jove. Ele só aparece e conversa com o rapaz, que até já entendeu que o idoso é seu avô, mesmo sem ter a confirmação. Para Tadeu, que sempre viveu no Pantanal, Velho do Rio nunca ligou --talvez por saber que o rapaz não é filho biológico de José Leôncio. Agora, ele também tem chance de se aproximar de José Lucas, mas não faz questão. Prefere se manter como o mentor espiritual apenas de seu queridinho, tanto que chegará ao ponto de negociar a alma de Jove com a morte.
Se o Velho do Rio tudo sabe e tudo vê, deve saber que seu filho, José Leôncio, sente muita falta dele e daria tudo para ter um momento com o pai novamente. Mas o encantado não só ignora esse sentimento como faz questão de fugir do fazendeiro e não se deixar nem ser fotografado. Até então, José Leôncio sofre por um pai que escolheu ser ausente, mesmo estando ao lado.
Na maioria de suas cenas, Velho do Rio é um senhor pacífico, mas já deu a entender que pode cometer crimes se for preciso. Ele prometeu a Juma e Muda que cuidaria de Tenório sozinho --ou seja, prometeu assassinar o vilão, para que as meninas não sujassem suas mãos. Um senhor de idade que se propõe a matar um homem não é tão inocente assim.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:
Ouça "#103 - Vale a pena assistir Cara e Coragem? Saiba o que esperar da novela" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.