Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOM VELHINHO?

Fofoqueiro e voyeur: Cinco razões para desconfiar do Velho do Rio em Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Osmar Prado de chapéu, barba branca e expressão carrancuda, na beira de rio, em cena de Pantanal

Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal; personagem é misterioso na novela das nove da Globo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 4/6/2022 - 6h40

Velho do Rio (Osmar Prado) é cheio de mistérios em Pantanal. Os demais personagens não sabem ao certo onde ele vive, se é que está vivo, se é de fato o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), se é a sucuri que ronda a tapera de Juma (Alanis Guillen) e quais são os poderes que ele tem. Ainda que seja o encantado mais famoso da região, há indícios de que ele não é um "bom velhinho" na novela das nove da Globo. 

Apesar de vagar pelo Pantanal e aparecer e desaparecer quando bem entende, o encantado tem família. Ele é pai de José Leôncio, mas um pai ausente, que ignora o desejo do filho de revê-lo. Também é avô de Jove (Jesuita Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos), mas só trata como neto querido o primeiro. 

Nos últimos capítulos, Velho do Rio também virou assunto por se transformar em sucuri e ficar de olho na pegação entre Guta (Julia Dalavia) e Tadeu. O público o enxergou como um idoso fofoqueiro e voyeur (termo utilizado para pessoas que sentem prazer ao verem atos sexuais).

Confira cinco motivos para desconfiar da índole do Velho do Rio:

Fofoqueiro

Velho do Rio aparece mais para Juma, Jove e Muda (Bella Campos), mas sabe de tudo que acontece na região e por vezes faz a "partilha" de suas informações. Será ele o responsável, por exemplo, por contar a Jove que José Lucas está interessado e se aproximando cada vez mais da menina-onça. Por causa desta fofoca, o filho de Madeleine (Karine Telles) achará melhor terminar de vez o namoro com a selvagem. 

Voyeur

O personagem virou piada nas redes sociais após a cena em que uma sucuri aparece na tapera de Juma justamente no momento em que Guta (Julia Dalavia) e Tadeu (José Loreto) estavam lá, prestes a transar. O próprio peão achou que a cobra era o Velho do Rio e se recusou a matá-la. Não ficaram claras as intenções do encantado ao assustar o casal, mas, para o público, ele queria mesmo era espiar o momento de paixão entre os dois. 

Avô seletivo

Velho do Rio nem tenta disfarçar que, entre seus três netos, um deles é claramente o preferido: Jove. Ele só aparece e conversa com o rapaz, que até já entendeu que o idoso é seu avô, mesmo sem ter a confirmação. Para Tadeu, que sempre viveu no Pantanal, Velho do Rio nunca ligou --talvez por saber que o rapaz não é filho biológico de José Leôncio. Agora, ele também tem chance de se aproximar de José Lucas, mas não faz questão. Prefere se manter como o mentor espiritual apenas de seu queridinho, tanto que chegará ao ponto de negociar a alma de Jove com a morte.

Pai ausente

Se o Velho do Rio tudo sabe e tudo vê, deve saber que seu filho, José Leôncio, sente muita falta dele e daria tudo para ter um momento com o pai novamente. Mas o encantado não só ignora esse sentimento como faz questão de fugir do fazendeiro e não se deixar nem ser fotografado. Até então, José Leôncio sofre por um pai que escolheu ser ausente, mesmo estando ao lado. 

Assassino?

Na maioria de suas cenas, Velho do Rio é um senhor pacífico, mas já deu a entender que pode cometer crimes se for preciso. Ele prometeu a Juma e Muda que cuidaria de Tenório sozinho --ou seja, prometeu assassinar o vilão, para que as meninas não sujassem suas mãos. Um senhor de idade que se propõe a matar um homem não é tão inocente assim.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#103 - Vale a pena assistir Cara e Coragem? Saiba o que esperar da novela" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.