Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

Guerra na Ucrânia: Roberto Cabrini confessa trauma com morte de jornalista

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Roberto Cabrini em meio à destruição na Ucrânia

Roberto Cabrini na Ucrânia; jornalista da Record detalhou bastidores da cobertura desta guerra

Com uma larga experiência em coberturas de conflitos bélicos, Roberto Cabrini vivenciou um trauma durante o trabalho na Guerra da Ucrânia: estar próximo da morte de um colega de profissão. O jornalista da Record entrou no país e testemunhou o cenário de caos e destruição nas ruas ucranianas.

"No dia 13 de março, quando o documentarista e ex-repórter do The New York Time Brent Renaud [1971-2022] foi morto em Irpin, estávamos a menos de dois quilômetros do local, também documentando a tentativa de fuga dos moradores da área que estava sob ataque russo", recorda Cabrini em entrevista ao Notícias da TV.

O veterano também destaca uma das cenas mais marcantes dessa cobertura: "As longas noites dos médicos do hospital infantil de Kiev [capital da Ucrânia] que realizavam cirurgias complicadas em crianças enquanto, do lado de fora, a área estava sob bombardeio".

"O próprio acesso à cidade chegou a ser muito difícil durante a tentativa russa de cercar e sitiar Kiev", complementa Cabrini ao detalhar que a capital do país europeu registrou "muitas mortes de refugiados, inclusive de jornalistas".

[A Guerra na Ucrânia] É um dos principais conflitos na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com riscos importantes de expansão pelo continente. Até mesmo a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial tem estado no tabuleiro.

"Embora distante do Brasil, geográfica e culturalmente falando, tem consequências econômicas e humanitárias em todo o mundo. Nossa missão é explicar o impacto de tudo isso", analisa Cabrini.

Para a reportagem, o jornalista avisa que, caso seja acionado, "pode voltar a qualquer momento" para a Ucrânia. Os bastidores dessa cobertura originaram o documentário Missão Ucrânia, exibido pelo Câmera Record no último domingo (29). O conteúdo também será disponibilizado no PlayPlus em 14 de junho. Assista:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.