UNIÃO FEMININA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Filó (Dira Paes) acolhe Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e a incentiva a denunciar ex abusivo
Nascida e criada em ambientes de muita opressão, Filó (Dira Paes) não sucumbiu ao discurso machista e sempre faz questão de se posicionar contra os abusos dos homens em Pantanal. Mesmo sem ter tido sequer contato com o movimento feminista, a cozinheira tem dado um show de sororidade e empatia ao apoiar as mulheres que a cercam. Ela, inclusive, deixa o discurso militante de Guta (Julia Dalavia) no chinelo ao transformar a teoria em ação na novela das nove da Globo.
No folhetim adaptado por Bruno Luperi, a ex-prostituta acolheu Maria Bruaca (Isabel Teixeira) assim que ela chegou à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) ainda muito traumatizada pelas ameaças de Tenório (Murilo Benício). A governanta pediu ao pecuarista para ajudar a hóspede a ir atrás dos direitos que tem no divórcio.
"Quem ele pensa que é pra falá isso, só porque ocê botou um par de chifre na cabeça dele? Eu tô achando que ele tá querenô lhe passar pra trás. Mas ocê não se preocupa, porque eu falo com o Zé. O Zé sabe dessas coisamiô que eu. Sabe do que ocê tem que ter vergonha? De ter passado tanto tempo do lado daquele traste. Não fica assim, não", consolou a mãe de Tadeu (José Loreto).
A personagem de Dira Paes também ficou ao lado da ex-chalaneira durante a conversa com a advogada Maria Eugênia (Luciana Borghi). "É hora de falá, a dotôra tá aqui pra ajudá. Vai, fala a verdade pra ela", incentivou. "Ocê não vai me chorar por causa desse mardito. Vamo esperá, acarma. É que esse assunto me dá nos nervo, eu fico revortada. Não vale a pena ocêdesperdiçá suas lágrima por causa desse homi. É um tirano na sua vida. Deixa ela te ajudá", afirmou a interiorana.
Filó até deu uma bronca em Tadeu quando o peão falou que a mãe não deveria "meter a colher" na briga de Maria com o grileiro: "Num mete a colher, num mete a colher... Se eu conhecesse o desinfeliz que inventô esse ditado dos inferno, eu nem te digo onde é que ia enfiá essa colher! Que era pra ele se arrependê da burrada que tava falâno! Se ocês carculasse o tanto de mulhé que sofre nessa vida com essa história de ninguém metê a colher, ocês ia entendê a minha raiva!".
Indignada com a situação da nova amiga, a dona de casa chegou a dizer que "tem home que merece levá uns par de chifre, pra vê se aprende a sê gente!". Depois, ela ainda revelou ter sido estuprada aos 12 anos e alfinetou:"Bão mandá essa tropa aí que tá mudâno as coisa apertá o passo, porque, enquanto as coisanum muda, quem tá tomâno no lombo sômo sempre nóis!".
Filó consola Juma em cena da novela
Além disso, a cozinheira teve a sensibilidade de perceber que todos poderiam estar errando na forma de tratar Juma (Alanis Guillen) e foi até a tapera conversar com a jovem. "A gente entende o apego que ocê tem por essas terra. A gente respeita ocê, tanto que ninguém quis expulsá ocê daqui", assegurou ela.
Filó deu conselhos para a marrenta sobre o relacionamento com Jove (Jesuita Barbosa) e a incentivou a retornar à fazenda. Antes disso, a interiorana também acolheu a menina-onça quando ela teve uma crise de ansiedade antes do casamento.
Entre uma tarefa e outra, Filó já escutou alguns desabafos de Muda (Bella Campos) e ajudou a paranaense a superar uma crise na relação com Tibério (Guito). Ela também acolheu Irma (Camila Morgado) quando a viu chorando por causa de Trindade (Gabriel Sater).
"Me diz o que que aconteceu, me fala. O que o Trindade fez dessa vez?", questionou a governanta, preocupada. "Não fez nada. Vai ver que isso que eu sou pra ele, um grande nada", soltou a ruiva. "Ara, ocê num fala isso que ocê sabe que isso num é verdade", rebateu Filó, levantando a autoestima da carioca.
Nos próximos capítulos, a personagem de Dira Paes ainda vai brigar com Tadeu por desprezar Zefa (Paula Barbosa) após ter ido para cama com a empregada.
A ex-prostituta não deixa nenhuma mulher para trás e auxiliou até mesmo Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) na primeira fase da história --mesmo sendo apaixonada por José Leôncio desde aquela época. Veja comentários dos internautas sobre a postura de Filó:
Amo quando o modo Filó de Beauvoir baixa em Pantanal. Filó a feminista pantaneira ❤️❤️❤️
— Luciana (@alves_luh) August 24, 2022
Filó é a maior feminista do #Pantanal Por que choras, Guta?
— A neta de D.Lourdes (@Babiluna) August 24, 2022
Esse diálogo da Filó com a Mary Bru, maravilhoso, que bom que vai atingir muitas famílias
— Felinista (@ladygabis) August 24, 2022
Filó é a feminista do #Pantanar
Gente, a Filó é um ícone feminista pantaneiro#Pantanar
— Fenotipicamente Exaurida (@MivlaRios) August 24, 2022
Todo dia uma frase de Filo feminista em Pantanal
— Paloma Griesang (@aplomacg) August 18, 2022
Filó é a maior feminista que existe, sem nem saber o que é feminismo.#pantanalpic.twitter.com/7zBaLtyNP3
— Noveleira 🐆🐝❤️🔥🫀 (@Kelly_Nayara96) August 18, 2022
Filó, a lenda feminista de #Pantanalpic.twitter.com/B9z16OULZl
— mototamy ✨ (@tamariiiindo) August 18, 2022
Dira vc é maravilhosa, essa cena foi show de bola, a Filó dando colo pra Juma foi 10, a Filó sendo empática com a Maria e convencendo o Zé a deixá-la ficou foi muito bom. Se a Guta tava um porre com discurso feminista de guela, na Filó caiu bem, ela chacoalhando a mulherada toda.
— Emerson (@Emersonslopes) August 17, 2022
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.