ESTRATÉGIA LUCRATIVA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Luciano Huck e Juliette Freire, apresentadores das lives de Black Friday do Magalu e das Lojas Americanas
Mesmo com a crise econômica, o comércio varejista enxerga com bons olhos mais uma edição da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (26). Além de descontos e ações publicitárias, outra estratégia ganhou força nas empresas: a realização de shows na TV e na internet. Músicas, jogos e ofertas animam os consumidores e fazem as marcas observarem um boom nas vendas.
Comandado por Luciano Huck e Anitta, o show Black das Blacks do Magazine Luiza será realizado nesta quinta-feira (25), a partir das 22h, com transmissão no Multishow, no Globoplay e nas plataformas digitais da varejista, além de entradas ao vivo na Globo.
"A televisão ainda é o maior veículo de comunicação e entretenimento do brasileiro. Esses espaços são importantes do ponto de vista de lembrança de marca, de remeter o telespectador ao nosso evento e, com isso, levá-lo ao SuperApp ou ao site em busca de alguma boa oferta", explica Bernardo Leão, diretor de marketing do Magazine Luiza, ao Notícias da TV.
Desde 2019, a varejista realiza o show em parceria com a Globo. "A estratégia deu tão certo que estamos indo para a terceira edição do evento. A seleção do elenco leva em conta a sinergia dos artistas com a nossa marca, o potencial de engajamento nas redes sociais e conversão de vendas que cada um pode trazer e, claro, o interesse dos clientes do Magalu", complementa o executivo.
Além do marido de Angélica e da poderosa, a transmissão contará com desfiles de moda, ofertas com até 80% de desconto e shows de Luísa Sonza, Gaby Amarantos, Gloria Groove, Jorge & Mateus, Zé Vaqueiro e Léo Santana.
A Black Friday é uma data comercial esperada com ansiedade pelos consumidores brasileiros. É a esperança de poder adquirir um produto premium. O foco do Magalu neste ano é exatamente o de ser a empresa que dá ao cliente a chance de realizar esse sonho de consumo. Escolhemos nomes relevantes da música atual para juntar entretenimento, conteúdo e ofertas em tempo real e negociamos fortemente com nossos fornecedores para poder oferecer os melhores descontos.
Leão não revela os dados sobre as vendas durante os shows, mas recorda um sucesso peculiar registrado pela companhia: "Em 2019, vendemos 13 mil quilômetros de papel higiênico em uma promoção feita durante o evento. A empolgação do público é notável, tendo em vista a quantidade de interações que os perfis da companhia recebem nas redes sociais durante todas as apresentações e, também, nos merchans que revelam ofertas ao longo da programação".
Para efeito de comparação, essa quantidade de rolos de papel higiênico cobriria uma distância suficiente para ir de São Paulo até Sydney, na Austrália.
A campeã do BBB21 é uma das estrelas da campanha da Americanas, que promove um show no YouTube e em seu aplicativo nesta quinta, às 21h. Junto com Jojo Todynho, vencedora de A Fazenda 12, Felipe Neto e um time de influenciadores digitais, a empresa espera realizar a maior Black Friday da história da companhia.
"Com quatro horas de duração, o show traz um grupo de criadores que vai enriquecer a live com olhares de diferentes plataformas de criação de conteúdo. Em 2019, o show da Black Friday era uma iniciativa pioneira que unia o entretenimento com a venda de produtos. O modelo se mostrou muito assertivo, e seguimos desde então", avalia Vitor Monte, head de marketing da Americanas.
"Em 2020, a transmissão teve mais de quatro horas de show ao vivo em cinco cenários diferentes, com mais de 15 ativações. Participaram cerca de 10 influenciadores com 60 milhões de inscritos somados. O Show da Black Friday teve 9,5 milhões de visualizações, além de 5,5 milhões de pessoas únicas durante a live. Para 2021, o show promete ser ainda mais grandioso", adianta.
Batizada como Red Friday, por causa da identidade visual vermelha da companhia, a ação das Americanas prepara ofertas com até 80% de desconto e com até 50% de cashback para os pagamentos feitos por meio do aplicativo Ame Digital.
Os preparativos para a Black Friday começaram no ano passado, logo após o evento de 2020. Todo ano, buscamos entender o comportamento dos consumidores para poder atendê-los cada vez melhor. Os clientes estão mais atentos às promoções e aos eventos do e-commerce, em decorrência da mudança de hábitos de compras dos consumidores. E é claro que as ofertas antecipadas já são uma necessidade para quem não quer esperar a Black Friday e já precisa adquirir algum produto.
De carona em outra data do varejo internacional, o Dia dos Solteiros na China, celebrado em 11 de novembro, a varejista realizou uma transmissão ao vivo com um "esquenta" da Black Friday. Enquanto Ana Clara Lima e Camilla de Lucas comandavam a live, a empresa registrou um crescimento de 140% na quantidade de itens vendidos em comparação com o mesmo horário de 2020.
Questionado sobre a possibilidade de a transmissão também ser exibida na TV, Monte desconversa: "Temos uma parceria de longa data com o YouTube e estamos confiantes de que esse ano teremos mais uma edição incrível do Show da Black Friday".
Apresentadora de A Fazenda 13, Adriane Galisteu também está com a agenda comprometida nesta Black Friday. Ela comandará a transmissão do Shoptime ao lado de Davi Lopes. O evento será transmitido na TV e nas plataformas digitais da varejista na sexta (26), a partir das 20h.
Segundo a empresa, o programa especial terá duração de seis horas e funcionará em um formato de game show. Estão confirmadas as participações de Gustavo Mioto, Carla Diaz, Ary Fontoura e da banda Melim.
Marília Mendonça (1995-2021) era uma das estrelas da campanha de Black Friday da Casas Bahia. Após a morte da cantora, o ex-BBB Gilberto Nogueira assumiu as publicidades da empresa, que promoveu lives em seu aplicativo durante todas as sextas de novembro, sempre às 16h.
Levantamento realizado pela empresa de tecnologia de dados All iN | Social Miner aponta que 60% dos entrevistados pretendem realizar alguma compra nesta Black Friday. Além disso, 22% dos consumidores afirmam que estão dispostos a adquirir produtos que não planejavam, mas que acham interessantes.
"A disputa por atenção na Black Friday é imensa, e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas. Apesar da concorrência, com planejamento e conhecimento das necessidades dos consumidores, é possível construir uma excelente estratégia e vender mais na data que inaugura a temporada de compras do fim de ano", pontua Ricardo Rodrigues, head de produto da consultoria.
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