Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESCASSEZ DE TALENTO

Fila de novelas da Globo emperra e prejudica organização; saiba o motivo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Gustavo Reiz está posando para a foto com uma caneca preta

Gustavo Reiz é autor de novela para a faixa das sete, horário que está mais organizado na Globo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2022 - 6h40

Há um clima de tensão na Globo por causa da falta de planejamento para organizar as novelas que irão ao ar em 2023 e 2024. A ideia de Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento, era ter ainda neste ano uma fila definida para lançamentos até 2026, mas a verdade é que a emissora não sabe nem o que vai ao ar nos próximos meses. As opções estão se desenhando, e o chefão deve definir as próximas estreias até dezembro.

A fila de novelas das seis começa a se formar. Lícia Manzo e Alessandra Poggi agradaram a direção com Um Lugar ao Sol (2021) e Além da Ilusão (2022) e já estão trabalhando em suas sinopses. No entanto, ainda não se sabe qual das duas poderá vir depois de Amor Perfeito, que tem estreia prevista para fevereiro.

Apesar de Lícia não ter feito uma boa estreia na faixa do horário nobre --Um Lugar ao Sol foi mal em audiência e repercussão--, Waddington considerou que o fato de a novela ter ido ao ar como uma obra fechada foi prejudicial. Fora isso, a autora fez sucessos às 18h com A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015).

Já Arroz de Palma, trama de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi para as seis, subiu no telhado. O autor do remake de Pantanal (2022), no entanto, já voltou de férias e está conversando com a Globo sobre a possibilidade de entregar novas sinopses para avaliação --também sem faixa definida.

O horário das sete é o mais adiantado. Fuzuê entra em pré-produção em meados de dezembro, para suceder Vai na Fé, que substituirá Cara e Coragem a partir de janeiro. Após a primeira trama de Gustavo Reiz na Globo, que deve estrear em julho, há a possibilidade de Daniel Ortiz, que já trabalha na sua próxima sinopse, voltar.

Correndo por fora, sem horário definido, há a história de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. Inicialmente direcionada para a faixa das nove, a trama passou por vários ajustes para se adequar aos outros horários. Entretanto, nenhuma nova decisão foi feita. Pode ser que, inclusive, ela vá para o horário das seis.

Autora de várias novelas na Record --entre elas, o fenômeno Os Dez Mandamentos (2015) e o fracasso Apocalipse (2017)--, Vivian de Oliveira entregou uma sinopse que passa por avaliação e ainda não obteve parecer da Globo.

O horário das nove é o que mais tira o sono de Waddington. Até o momento, não se sabe o que pode vir após Terra Vermelha, novela de Walcyr Carrasco que sucederá Travessia a partir de maio. Há sinopses de Thelma Guedes, ex-parceira de Duca Rachid, e a de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento --ainda sem um sinal verde-- para a faixa a partir de janeiro de 2024.

Poucos medalhões com contrato

Com a demissão de Aguinaldo Silva, em 2019, e de Silvio de Abreu, em 2020, a morte de Gilberto Braga (1945-2021) e com a transferência de Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, para o Globoplay, a emissora enfrenta uma preocupação velada com a produção de histórias para a faixa das nove, além da falta de um cronograma para ser vendido pela área comercial.

Há poucos medalhões com contrato de exclusividade, e a líder de audiência na TV aberta só vai contratar os roteiristas que tiverem projetos aprovados. Os autores trabalharão nas sinopses sem nenhum vínculo com a Globo, entregarão os projetos para avaliação e, somente com aval da diretoria de Dramaturgia da casa, é que eles serão contratados para a execução da obra, por um período de tempo fechado.

Isso significa que boa parte do trabalho --que é a concepção de uma sinopse e a produção de pelos menos dois blocos de capítulos-- será feita de graça, por conta do autor. Há quem diga que esse processo desestimula a produção de conteúdo para a emissora.

Por outro lado, quem permanece com contrato --mesmo que para novelas em outros horários-- pode se ver motivado a alçar uma promoção para o horário nobre, apresentando boas sinopses.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#121 - Ari entrega sua vida nas mãos de Guerra em Travessia" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.