TEMÁTICA DE BOM SUCESSO

Fascinado pela velhice, Antonio Fagundes se prepara para a morte sem tabu

Reginaldo Teixeira/TV Globo

Antonio Fagundes volta às novelas nesta segunda (29) como o empresário Alberto na novela Bom Sucesso - Reginaldo Teixeira/TV Globo

Antonio Fagundes volta às novelas nesta segunda (29) como o empresário Alberto na novela Bom Sucesso

MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro - Publicado em 26/07/2019, às 04h57

Longe das novelas desde Velho Chico (2016), Antonio Fagundes voltará ao ar nesta segunda (29) como o moribundo Alberto em Bom Sucesso. Na nova novela das sete da Globo, o personagem terá seis meses de vida e circulará em uma cadeira de rodas motorizada. Para o ator setentão, falar da morte e se preparar para isso é necessário.

"Sempre tive um fascínio pela velhice. É claro que você só não vai ficar velho se morrer antes. Então, a velhice e a morte estão, de uma certa forma, ligadas. São coisas que vão acontecer, e você vai ter que encarar. É bom se preparar, e eu venho me preparando o tempo todo", diz o veterano.

Falar da morte como algo natural é a principal temática da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm. Por isso, todo o elenco assistiu à palestra da médica Ana Claudia Quintana Arantes, autora do livro A Morte É um Dia Que Vale a Pena Viver. Assim, os atores começaram a desenvolver uma outra visão sobre o assunto.

Romulo Estrela e Fabiula Nascimento vivem os filhos do personagem de Fagundes (Victor Pollak/TV Globo)

"O livro fala sobre cuidados paliativos e de uma forma diferenciada de encararmos a morte. Em vez de tratar a doença até a hora da morte, vamos tratar da pessoa enquanto ela está viva. Isso é uma coisa que a novela vai passar muito bem. Essa coisa de que é interessante você estar bem quando morrer. Eu quero estar bem de saúde quando morrer", discursa Fagundes, que solta até uma gargalhada durante sua entrevista ao Notícias da TV.

Se tem uma coisa certa na vida, é a morte. Entretanto, falar do tema de maneira leve e com bom humor é o grande desafio de Bom Sucesso. Com inúmeros trabalhos na TV, o veterano de 70 anos conseguiu o direito de escolher qual novela faz ou deixa de fazer. Afirma que não toma sua decisão pelo papel que interpretará, mas pela história a ser contada --e a substituta de Verão 90 o seduziu. 

Mais magro

Do coronel Afrânio para o doente Alberto, Fagundes perdeu dez quilos. Ele diz que emagreceu porque estava gordinho. Fica mais preocupado com seu bem-estar, com uma dor na coluna, mas não abre mão de comer bem. Inclusive, o ator diz que, se tivesse só um dia de vida, iria para uma churrascaria comer picanha. 

"Tem uma frase do Oscar Wilde [escritor britânico, 1854-1900] que eu adoro: 'Tudo com moderação, inclusive a moderação'. Essa frase define o que eu quero para a minha vida. Eu quero fazer as coisas que tenho que fazer, mas moderadamente. Eu faço exercícios, mas não quero ser um atleta. Eu tenho cuidados alimentares, mas não quero me restringir e deixar de comer coisas gostosas." 

Na nova novela das sete, Alberto é um homem que começou vendendo enciclopédias de porta em porta e virou dono de uma das principais editoras do país. Porém, a empresa está falindo com a crise. Para o personagem, vai ser muito difícil lidar com isso e com a sua finitude.

O empresário terá seu exame trocado com o de Paloma (Grazi Massafera) no primeiro capítulo. Após cometer loucuras porque acha que vai morrer, ela decide conhecer o homem que realmente tem pouco tempo de vida. Ao lado da costureira, Alberto passará a viver um dia de cada vez e saborear os pequenos detalhes da vida.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!

Últimas de Bom Sucesso

Resumos semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 14 a 30/11

Quinta, 14/11 (Capítulo 94)
Silvana convence Eugênia a flagrar Diogo com Jeniffer. Silvana teme que Mario termine com ela para ficar com Nana. Vicente desabafa com Vera sobre Gabriela e Patrick. Mario gosta da ideia de Evelyn de promover ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook