Fora do ar
João Miguel Jr./TV Globo
Antonio Fagundes em cena de Velho Chico: personagem foi rejeitado por telespectadores
DANIEL CASTRO
Publicado em 28/2/2018 - 5h56
A Globo decidiu descansar a imagem de Antonio Fagundes após o ator ter sido contestado em Velho Chico. Já faz quase um ano e meio que a história de Benedito Ruy Barbosa acabou, em setembro de 2016, e Fagundes ainda não foi escalado para nenhuma novela. Isso quer dizer que ele não volta ao formato mais tradicional da TV antes de meados de 2019.
Desde o final de Velho Chico, Fagundes só gravou uma minissérie, Se Eu Fechar Os Olhos Agora, que só deverá ser exibida no início do ano que vem. Ele também apareceu em outra minissérie, Dois Irmãos, em janeiro do ano passado, mas gravada no início de 2015.
Assim, Fagundes, um dos principais nomes do elenco da Globo, ficará fora da TV durante dois anos e afastado das novelas, no mínimo, durante quase três. O Notícias da TV apurou que a cúpula da Globo decidiu que Fagundes só voltará às novelas quando aparecer um personagem à sua altura.
Antes do rejeitado Afrânio de Velho Chico, o medalhão Fagundes engatou quatro novelas, uma por ano, entre 2011 e 2014: Insensato Coração (2011), Gabriela (2012), Amor À Vida (2013) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Entre essas duas últimas, sequer tirou férias. Na avaliação interna, foi superexposto.
Seu coronel Afrânio de Velho Chico, em 2016, já começou causando estranheza porque tinha sido interpretado por Rodrigo Santoro na primeira fase, e não havia nenhuma semelhança entre os atores nem na caracterização.
Além disso, o Afrânio de Fagundes era um tanto maneirista, falava com a "boca mole", o que irritava telespectadores, e usava um figurino totalmente anacrônico, com ternos coloridos, além de uma peruca que tentava forçadamente rejuvenescê-lo.
Nas pesquisas com grupos de telespectadores, a interpretação de Fagundes foi criticada, enquanto a de Santoro recebeu elogios. Dentro da Globo, o caracterização de Fagundes também foi alvo de descontentamento, mas a "culpa" foi toda atribuída ao diretor da novela, Luiz Fernando de Carvalho, que acabou não tendo seu contrato renovado.
Sem trabalho na Globo, Fagundes faz o que mais gosta: teatro. Está há quase um ano em cartaz com a comédia Baixa Terapia. A peça se despede de São Paulo em 22 de abril. Depois, vai rodar por duas dezenas de cidades pelo país e será apresentada em Portugal e Estados Unidos.
Seu único trabalho desde Velho Chico, Se Eu Fechar Os Olhos Agora, é baseada em romance do jornalista Edney Silvestre, adaptado para a TV por Ricardo Linhares. Nela, Fagundes interpreta o enigmático Ubiratan, que ajuda dois adolescentes a se safarem da acusação de um crime que não cometeram.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.