Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUEDA DA ESCADA

Falsa morte de Laura em O Sétimo Guardião é caso para a defesa do consumidor

Fotos: Estevam Avellar/TV Globo

Laura (Yanna Lavigne) e Valentina (Lilia Cabral) discutiram na escada do casarão da madame na novela - Fotos: Estevam Avellar/TV Globo

Laura (Yanna Lavigne) e Valentina (Lilia Cabral) discutiram na escada do casarão da madame na novela

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 4/3/2019 - 6h23

A queda de Laura (Yanna Lavigne) da escada fará Valentina (Lilia Cabral) acreditar que a matou. Demorará uns dias para a vilã de O Sétimo Guardião confessar que não foi um acidente. Sua intenção era mesmo assassinar a garota. Entretanto, o que o público está vendo é uma falsa morte, das mais fajutas das novelas. Propaganda enganosa, trama com defeito de fabricação, caso para órgão de defesa do consumidor.

Após o desfecho da sequência ser publicado em primeira mão pelo Notícias da TV, ainda antes da gravação da cena e de vir à tona a altura da queda, a falsa morte da mimada já era questionável. Afinal, depois das últimas novelas do horário nobre, ter um morto que não morre virou item básico da dramaturgia.

Agora, com a exibição de parte da sequência, seria até ofensa comparar a falsa morte de Laura com a de Remy (Vladimir Brichta), em Segundo Sol, ou a de Renan (Marcello Novaes), em O Outro Lado do Paraíso, antecessoras de O Sétimo Guardião.

Sampaio (Marcello Novaes) afirmará que Laura está morta no capítulo desta segunda-feira (4)

O primeiro foi supostamente esfaqueado e colocado em um caixão, teve todo um teatro armado por Laureta (Adriana Esteves) para convencer não só a família, mas principalmente o telespectador da novela.

Já o segundo teve uma queda e tanto do mezanino de um apartamento em cima de uma mesa de vidro. A "morte" de Renan transformou a vida de Elizabeth/Duda (Gloria Pires) em um calvário. A estilista, aliás, também enganou todo mundo com uma falsa morte: a explosão de uma lancha.

Os autores demonstram verdadeira obsessão por mortes de mentira para "ressuscitar" seus personagens depois. Walcyr Carrasco fez isso três vezes em O Outro Lado do Paraíso: o último caso foi o de Mariano (Juliano Cazarré). 

Aguinaldo Silva está brincando de "ressuscitar" pessoas e o gato León, mas tem uma fonte com água milagrosa em sua novela como desculpa para fazer isso. O próprio pai de Laura, Olavo (Tony Ramos), já levou uma tesourada para ver a morte de perto. Foi assim que o milionário descobriu o poder curativo da fonte. 

Mas a queda da patricinha, que remete aos assassinatos da saudosa Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004), também de autoria de Silva, parece uma piada de mau gosto.

Laura tirou Valentina do sério ao ameaçar revelar o segredo da fonte secreta de Serro Azul

A trama tem até uma função, fazer Olavo partir com tudo para cima de Valentina para destruí-la. O milionário fará isso por exigência da filha, que não sabemos ainda o por que, mas ela esconderá do pai que foi vítima de uma tentativa de homicídio mesmo depois de passado um bom tempo da sua volta vivinha da Silva.

Então, quais serão os argumentos de Laura para querer se vingar da ex-sogra? O desprezo de Gabriel (Bruno Gagliasso), cujo amor foi prometido pela vilã à patricinha. Ela também alegará ao pai que Valentina é do tipo que passa a perna nos outros, e o melhor é ele fazer isso antes dela.

O único ponto positivo da falsa morte de Laura, por enquanto, é que durará poucos dias. O capítulo de número 100 da novela das nove, no ar nesta quinta (7), terá a revelação de que ela está viva: a mimada ligará para o pai para dar notícias.

Até lá, Valentina achará que matou a mal-amada. O público deveria ficar em dúvida, e Olavo, que tanto ama a herdeira, será o único que sofrerá com o sumiço dela. 

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.