CRÍTICA
João Miguel Júnior/TV Globo
Irene Ravache, Vitória Strada e João Vicente de Castro em foto da novela Espelho da Vida: trama lenta
Se Elizabeth Jhin pode ter orgulho de uma coisa, é de que ela não se trai. A autora de Espelho da Vida, nova trama das seis da Globo, construiu um universo ficcional próprio e, ainda que não seja tão original, é sempre fiel a ele. De suas novelas, o público pode esperar viagens cósmicas e encontros com vidas passadas, sem doutrinação. Tudo temperado com os romances imprescindíveis a qualquer obra de dramaturgia.
O elemento sobrenatural de Espelho da Vida envolve a protagonista Cris (Vitória Strada), uma atriz que interpretará a história de Julia Castelo, jovem morta misteriosamente na fictícia Rosa Branca. É lá que, ao se aprofundar na personagem, Cris começa a conhecer o próprio passado espiritual toda vez que se depara com um espelho, o portal que a transporta para a realidade de Julia.
O grande trunfo da autora é não fazer propaganda doutrinária da religião espírita. O tema é tratado com respeito e não há, ao menos até agora, a intenção de converter ninguém _uma lição a ser aprendida pelo bispado da Record, em suas constantes interferências nas novelas bíblicas da emissora.
A direção de Pedro Vasconcelos acrescenta ainda um quê de suspense à trama ao potencializar o lado "sinistro" com a figura de Senhora (Suzana Faini), atrás de quem Cris sempre sai correndo para descobrir mais detalhes do casarão abandonado onde um dia Julia viveu, e Isabel (Alinne Moraes), cujo olhar é realmente assustador.
Vilã da história, Isabel teve um conturbado relacionamento com Alain (João Vicente de Castro), namorado de Cris e diretor do filme a ser rodado. Ainda que não tenha deixado explícito, Isabel fará de tudo para reconquistar Alain e separá-lo de Cris. Junto à seminovata Vitória Strada, Alinne tem o destaque merecido na história.
Outro ponto positivo na construção de Espelho da Vida é a sutileza na ambiguidade dos personagens. Até que ponto Alain é o mocinho de verdade? O diretor já demonstrou ter repentes, falas agressivas e posições um tanto quanto machistas, mas ao mesmo tempo demonstra amabilidade com a namorada.
O relacionamento dos dois tende a ser abalado com a chegada da outra ponta do triângulo amoroso, Pedro (Rafael Cardoso), que nos anos 1930 foi Danilo, acusado de ser o assassino de Julia.
Mesmo assim, o folhetim peca pela lentidão excessiva de sua narrativa. Além da demora em estabelecer o conflito do triângulo principal, o ponto mais interessante de Espelho da Vida, a história de Julia Castelo, com suas relações familiares, ainda não foi totalmente apresentado.
A recorrência dos flashbacks de Cris foi cansativa e o "reencontro" da protagonista com Julia Castelo demorou para acontecer, o que causou uma sensação de enrolação e deixou a história arrastada.
E ainda que Margot (Irene Ravache) seja a porta-voz da temática espírita que rodeia a trama, é preciso apontar o desperdício que é colocar uma atriz tão competente como Irene em cenas nas quais a personagem aparece falando sozinha.
Espelho da Vida não trouxe grandes novidades para os telespectadores do horário. Embora a audiência até então tenha se mostrado satisfatória, um pouquinho a mais de dinamismo não fariam nada mal à história.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alinne Moraes
Elizabeth Jhin
Espelho da Vida
Irene Ravache
João Vicente de Castro
Rafael Cardoso
Suzana Faini
Vitória Strada
Resumo da novela Espelho da Vida: Capítulos de 28 a 30/3
Quinta, 28/3 (Capítulo 157)
Danilo descobre que Eugênio sequestrou Cris/Julia e o bebê. Piedade se desespera ao ver o estado da filha. Dora e Gustavo planejam fazer Cris/Julia sofrer. Alain conversa com Dalton e assume que acredita que Cris seja ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.