Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAUMA DO PASSADO

Éramos Seis: Justina entra em pânico em sessão de hipnose; saiba por quê

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Aline Borges, caracterizada como selma, segura um pêndulo diante de Júlia Stockler, a Justina, que está sentada em uma cadeira a frente de Joana de Verona, a Adelaide, em cena de Éramos Sesi

Selma (Aline Borges) hipnotiza Justina (Julia Stockler) diante de Adelaide (Joana de Verona) na trama das seis

REDAÇÃO

Publicado em 27/2/2020 - 17h26

Adelaide (Joana de Verona) baterá de frente com Emília (Susana Vieira) para que Justina (Julia Stockler) se submeta a uma sessão de hipnose com Selma (Aline Borges) em Éramos Seis. Durante o transe, a jovem entrará em pânico ao se deparar com um homem com uma flor na lapela, a mesma figura que a aterroriza em seus piores pesadelos.

Com o fim da Revolução de 1932, a correspondente de guerra voltará do front disposta a impedir que a mãe continue a dopar a irmã com fortes tranquilizantes. Ela ensinará a garota, que sofre com um distúrbio mental não diagnosticado, a enganar a megera e cuspir os remédios às escondidas.

Aos poucos, a personagem de Julia Stockler conseguirá recobrar todas as suas forças para enfrentar a senhora ao lado da feminista. As duas vão contrariar a tia de Lola (Gloria Pires) e insistirão em voltarem mais uma vez ao consultório da psiquiatra para tentar um novo recurso terapêutico.

"Hipnose, mas o que isso significa? Meu Deus, é tudo dito assim, com essa sua empáfia e arrogância. Mas é tudo um risco, porque nada muda a natureza de Justina, que você teima em querer consertar. Pois não concordo. Não permito. Isso pode ser uma violência para alguém tão frágil", vociferará a madame.

A primogênita, pela primeira vez, terá coragem de confrontar a milionária. "Mas eu vou. Eu vou porque eu quero. Já sou uma adulta. E minha irmã cuida de mim", disparará ela, enquanto abraça a revolucionária interpretada por Joana de Verona.

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Selma (Aline Borges) tranquiliza Justina (Julia Stockler) e sua irmã Adelaide (Joana de Verona)


Memórias reprimidas

Em seu escritório, Selma pedirá que a moça acompanhe com o olhar um pêndulo que oscila. "Sinta as suas pálpebras relaxadas. Pode deixar seus olhos se fecharem lentamente. Nós temos memórias importantes na nossa vida, e agora você está pronta para acessar as suas. Vou começar a contar. Dez, nove, oito...", iniciará a terapeuta, em um tom calmo.

Num estado de completo torpor, Justina começará a se lembrar do passado, ouvirá choros e gritos, até ficar frente a frente com o vulto de um homem com uma flor na lapela. Assustada, ela se agitará no divã e apertará a mão de Adelaide com força. "Sinto medo, muito medo. Frio e medo. Ele vai me pegar. O medo, o medo me pega. Quero correr, não quero ver. Socorro", gritará a menina.

A médica, então, solicitará que a paciente se lembre de um dia que tenha a deixado feliz para apaziguar as suas reações, como quando voou pelos céus de Itapetininga. "Agora vou contar até cinco. Depois disso, você vai acordar. Um, dois, três, quatro... Cinco", enumerará a especialista.

Ao ver a parente angustiada e confusa com as lembranças. Adelaide questionará se a terapia realmente fará bem para ela. "Ela vai conseguir lembrar o que a aflige. Justina tem um comprometimento mental importante, mas estou convencida que um trauma passado certamente piora o quadro dela", insistirá Selma.

A rebelde, então, matará a charada. "Descobri que minha mãe esconde as fotos do meu pai. Justina não gosta nem de ver", afirmará ela, certa de que o mistério está perto do fim. "Então vamos trabalhar isso na próxima sessão. Vamos fazer uma regressão mais profunda. Confia em mim", prometará Selma, em cena que será exibida na próxima terça (3) no remake de Angela Chaves.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Éramos Seis e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Éramos Seis: Capítulos de 24 a 27 de março

Terça, 24/3 (Capítulo 151)
Isabel comemora a presença de Lola. Inês teme a proximidade de Lola e Leon. Olga e Zeca se preparam para sua viagem de navio. Lola se sente desconfortável na casa de Isabel e Felício, e comunica ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.