Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES DO CANCELAMENTO

Enterrada, Malhação pode renascer? Globo busca projeto cheio de atitude

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Manoela Aliperti, Ana Hikari, Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski e Heslaine Vieira posam para foto nos bastidores de Malhação Viva a Diferença

Protagonistas de Malhação Viva a Diferença (2017): temporada virou modelo de projeto juvenil

GABRIEL VAQUER e MÁRCIA PEREIRA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/10/2021 - 7h11

Malhação foi morta e enterrada, mas o "espírito" da novela teen se mantém  vivo e em discussão na Globo. A emissora busca um projeto inovador e, principalmente, que represente a juventude multitela e engajada nas questões sociais. O cancelamento da próxima temporada foi debatido à exaustão porque não tinha todas as características para fisgar o público-alvo. A decisão foi estratégica porque a grade do primeiro semestre de 2022 tinha de ser definida.

A direção deseja novas histórias que impactem tanto em audiência quanto em repercussão. A "pegada" de série e com duração mais curta está entre as molas propulsoras do projeto que vai abocanhar essa lacuna deixada na programação.

Aliás, cada vez mais flexível, a Globo não quer uma novela eterna, quer poder de tempos em tempos ter temporadas, que possam até ser lançadas em sua plataforma de streaming antes de chegarem à TV.

Malhação: Viva a Diferença (2017) virou uma espécie de modelo para o que deve vir mais adiante. A temporada das "meninas" é muito popular até hoje, e o spin-off As Five é bem avaliado internamente. Prova disso é que uma terceira temporada está confirmada antes mesmo da estreia da segunda no Globoplay.

O Notícias da TV apurou que a temporada que não saiu do papel e seria escrita por autores negros foi considerada "pouco empolgante" e com grande risco de o tiro sair pela culatra. A nova Malhação contaria a história de uma escola considerada a pior do Brasil e que tinha 70% do elenco previsto negro. 

Representatividade é muito desejada

Essa diversidade e representatividade social e étnica eram uma encomenda da direção da Globo, que anseia em deixar para trás críticas relacionadas a esses temas. A direção seria de Paulo Silvestrini, o mesmo de Viva a Diferença.

Os autores Marcos Carvalho e Eduardo Carvalho foram procurados pela própria direção de Dramaturgia da emissora. A falta de experiência dos dois roteiristas na TV aberta, no entanto, fez a alta cúpula avaliar que começar a gravar agora para lançar o projeto parcialmente pronto em fevereiro era um risco desnecessário.

O argumento não convenceu também por a Globo entender que seria mais do mesmo e que faltava desenvolvimento de história para realmente sensibilizar o telespectador. Faltava um texto "cheio de atitude", motivador e comovente.

Era essa, inclusive, a maior reclamação sobre Malhação nos últimos anos. Temporadas como Toda Forma de Amar (2019), Vidas Brasileiras (2018), Pro Dia Nascer Feliz (2016) e Seu Lugar no Mundo (2015) tiveram pouca ousadia, inspiração e repercussão. 

Ideias novas para uma nova Globo

A Globo está aberta para receber ideias mais arrojadas e que possam dialogar com a audiência perdida. Trazer o jovem que está na internet, com acesso a uma gama enorme de entretenimento, é o desafio da emissora.

Na hora em que tiver um projeto que dialogue com o jovem, a líder de audiência vai analisar também qual será o melhor formato de lançamento.

A emissora está flexível, com termômetro pronto para ser cada vez mais quente no pós-pandemia que o ano de 2022 representará para o setor de Dramaturgia. Educação é visto como um tema que precisa ser abraçado, mas é necessário tocar, envolver, emocionar e mudar pensamentos.

Exibida desde 1995, Malhação vai sair do ar na Globo em fevereiro de 2022, quando a reprise de Sonhos (2014) for finalizada.

A Comunicação da Globo diz que o retorno de Malhação foi apenas adiado. "O projeto inédito de Malhação que estava sendo produzido foi adiado, e uma nova grade de programação para as tardes da Globo está sendo desenvolvida", informa a nota oficial.

Por enquanto, o que se sabe é que a Globo vai esticar o Vale a Pena Ver de Novo para impulsionar a novela das 18h.


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.