Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Em Renascer, Mariana detona verdade na cara de José Inocêncio: 'Neta de Belarmino'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 4/2/2024 - 8h15

Renascer chegará aos dias atuais, quase três décadas depois da morte de Maria Santa (Duda Santos). Com 60 anos, José Inocêncio (Marcos Palmeira) será um homem amargurado e que vive a ver o fantasma da mulher pelos cantos da casa. Tudo mudará já nesta segunda (5) quando ele conhecerá Mariana (Theresa Fonseca). A jovem não demorará para arrancar a própria máscara e revelará que é neta do maior inimigo que ele teve na novela das nove da Globo.

A sequência da revelação irá ao ar depois que o protagonista mexer na mochila dela e se deparar com o nome de sua mãe. Ele perguntará quem ela é. "E se eu lhe dissésse que neta de Belarmino [Antonio Calloni]? De coroné Belarmino... Se eu lhe dissé que neta dele e de dona Nena [Quitéria Kelly]?", disparará a nova personagem.

Ele ainda vai debochar, afirmará que ela não devia ter acreditado no que falam dele no bordel de Jacutinga (Juliana Paes) nem na venda de Norberto (Matheus Nachtergaele). "Ouvi nada, não, sinhô... Essa história ninguém conhece melhor que eu, que da família", bradará a jovem.

Ele se encrespará ao confirmar sua desconfiança e falará que é muito atrevimento dela chegar à casa pedindo emprego. "Veio aqui atrás de tomá o que é meu!", dirá o personagem de Marcos Palmeira.

Ela falará que está atrás da história de sua família e das coisas que sua avó falava. "Que o sinhô jogô praga nas roça de vô Belarmino e depois matô ele pra ficá co’as terra", soltará a garota, na lata.

Diferentemente do que o público pode imaginar, eles se entenderão, e José Inocêncio falará que a receberá em sua casa de braços abertos como a filha que sempre quis ter. Mariana, então, passará a chamá-lo de "painho". 

fábio rocha/tv globo

Marcos Palmeira

Marcos Palmeira assume o papel de Inocêncio

Resumo dos capítulos

Segunda, 5/2 (Capítulo 13)
José Inocêncio pede a João Pedro que não conte a ninguém sobre o facão enterrado aos pés do Jequitibá. João Pedro decide morar com José Inocêncio. Morena dá a João Pedro a medalha de Nossa Senhora que era de Maria Santa. Há uma passagem de tempo, e a história agora se passa nos dias atuais. João Pedro leva as sacas de cacau da fazenda Jequitibá Rei para Ilhéus ao lado de Zinha. José Inocêncio reclama dos filhos com Deocleciano.

João Pedro se encanta ao conhecer Mariana na casa de Jacutinga. José Inocêncio diz a João Pedro que não faz negócio com Egídio. Mariana descobre que João Pedro é filho de José Inocêncio. João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda. Jacutinga demonstra não confiar em Mariana. José Inocêncio repreende João Pedro por ter levado Mariana à fazenda sem a sua permissão.

Terça, 6/2 (Capítulo 14)
João Pedro pede ajuda a Inácia para que o pai aceite Mariana. Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará. Mariana mexe nas gavetas da sala da fazenda, e Inácia a repreende. José Inocêncio fica desconcertado por Mariana, que confessa ao fazendeiro que é neta de Belarmino.

Deocleciano aconselha José Inocêncio a ter cuidado com Mariana. João Pedro se sente traído ao saber que o pai e Inácia já sabiam do parentesco de Mariana com Belarmino, e sente ciúmes ao ver a jovem e José Inocêncio mais próximos.

Quarta, 7/2 (Capítulo 15)
Mariana e João Pedro se beijam, mas a moça afirma que quer tê-lo como irmão. José Inocêncio orienta João Pedro a não se envolver com Mariana. Inácia comenta com Chico que Mariana foi a pior tocaia que Belarmino armou para José Inocêncio. Mariana reclama do beijo que João Pedro lhe deu.

Zinha conversa com Morena sobre a preocupação que tem com João Pedro. José Venâncio não se empolga com a festa surpresa organizada por Eliana e Eriberto para seu aniversário. Venâncio diz a Buba que não consegue parar de pensar nela.

Quinta, 8/2 (Capítulo 16)
Eriberto arromba a porta do apartamento de Eliana e a encontra desmaiada. Eliana diz a Venâncio que quer construir uma família com ele. José Inocêncio reclama com Padre Santo por ainda sustentar dois dos três filhos que já são formados. Mariana convence José Inocêncio a deixá-la viajar com ele. João Pedro diz a Morena que acha que Mariana está gostando de José Inocêncio. José Inocêncio se lembra de Maria Santa ao observar Mariana dormir.

Sexta, 9/2 (Capítulo 17)
José Inocêncio decide voltar para a fazenda e deixa Mariana na estrada. Contrariando as ordens do pai, João Pedro resgata Mariana e a leva de volta para a fazenda. Mariana pede desculpas a José Inocêncio. Mariana diz a João Pedro que José Inocêncio a aceitou na condição de filha e de irmã do jovem.

Kika critica José Bento por se sustentar com o dinheiro do pai. José Inocêncio se rende às tentativas de aproximação de Mariana. Venâncio e Eliana recebem José Bento e Kika em sua casa. José Inocêncio sente vergonha de ter ficado com Mariana. Mariana fica com raiva de José Inocêncio.

Sábado, 10/2 (Capítulo 18)
José Inocêncio revela a Deocleciano que está gostando de Mariana. Mariana deixa João Pedro desiludido, ao dizer que ela e José Inocêncio se gostam. Bento propõe a José Venâncio que eles falem com o pai fazer sobre a divisão da venda da safra de cacau entre os filhos.

João Pedro desabafa com Zinha e conta que o pai lhe roubou Mariana. Inácia não se surpreende com a notícia do casamento de Mariana e José Inocêncio, e conta à moça que teve um sonho com Maria Santa. Kika discute com José Bento. José Venâncio procura por Buba.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/2 a 9/3

Sexta, 23/2 (Capítulo 29)
Tião Galinha e Joana comemoram a nova morada na fazenda do coronel Egídio, que se surpreende com a beleza da moça. Deocleciano alerta João Pedro sobre Damião. Chico repreende Ritinha. Buba fica preocupada com Teca, que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.