Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSADO MISTERIOSO

Em Renascer, José Inocêncio revela infância cruel e surpreende: 'Sai da sombra'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira está encarando Juan Paiva (cortado na imagem) em cena da novela Renascer, da Globo

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer: ele revelará que começou a trabalhar criança

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 22/3/2024 - 15h00

José Inocêncio (Marcos Palmeira) mandará José Augusto (Renan Monteiro) sair de sua sombra em Renascer. O médico tomará um porre e revelará que pegou a mulher com outro na cama depois que ela disse ter engravidado dele, que é infértil. O primogênito do coronel afirmará que bebeu para esquecer que é um fracassado e ouvirá que o pai venceu na vida porque nem infância teve.

O fazendeiro revelará que foi obrigado a começar a trabalhar com apenas nove anos de idade. Por isso, logo cedo viu que a vida é um cavalo bravo, que precisava aprender a montar. "Ela vai escoiceá, vai tentá te derrubá do lombo dela, mas se você tivé a coragem de levantá, e de montá de novo, ela acaba aprendendo a lhe respeitá", filosofará Inocêncio.

Ele continuará dizendo que não quer que os filhos sejam sua sombra, mas que aprendam a montar os cavalos bravos que surgirem em suas vidas. O coronel também falará que se arrepende de ter mandando os filhos estudarem, pois esqueceu que a grande professora é a própria vida que cada um vai ter.

Augusto citará que a história do pai, principalmente a parte do facão cravado aos pés do jequitibá-rei, lembra a lenda da espada de Excalibur --conto da Idade Média que não se sabe se é real. O coronel não entenderá nada, e o médico falará que o pai nunca foi de ler livros. 

"Até porque, no tempo que eu devia tá lendo, tava plantâno essas roçatoda de cacau... Desde os nove ano eu já tava na lida", soltará o coronel. O personagem de Renan Monteiro falará que ele nunca conta sobre seu passado antes de chegar às terras que tem até hoje. Inocêncio cortará o assunto e falará que não adianta se queixar.

"O senhor tem o tamanho daquela árvore, e a força dela também. Eu sempre me senti tão pequeno perto do senhor, pai. Tão insignificante como se fosse uma formiga tentando subir aquele imenso jequitibá", desabafará o médico, que ouvirá um conselho do pai:

Então, sai da minha sombra, filho... Vá plantá o seu destino... Você veio me agradá... E eu tô lhe dizendo pra sair da minha sombra e í fazê teu destino, seja ele qual . Se não essa fazenda, vá em busca em ôtro canto, 'panhe o seu facão, Zé Augusto, e vá em buscá da tua própria luz... Vá atrás d’um canto onde você possa plantá a sua alma, como eu fiz com a minha.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.