Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BEBIDA BATIZADA

Em Renascer, Damião confessa que é matador: 'Vim dar cabo de sua vida'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Xamã usa boné e camisa listrada; ele está agachado em meio à plantação de cacau, falando com alguém

Damião (Xamã) em Renascer: peão confessará que é matador após tomar uma bebida batizada

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2024 - 6h15

Damião (Xamã) não vai conseguir esconder durante muito tempo que seu real objetivo em Renascer é matar José Inocêncio (Marcos Palmeira). O fazendeiro terá a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho) para arrancar a verdade sobre o novo capanga. Ela vai preparar uma bebida enfeitiçada para o assassino, que confessará na cara de Inocêncio que viajou até a fazenda justamente para acabar com a vida dele.

Em cenas da novela das nove da Globo que vão ao ar a partir deste sábado (2), o protagonista da história confrontará o novo funcionário. Damião tentará se esquivar e até se fará de ofendido com as desconfianças do patrão.

"Enquanto isso, na cozinha, Inácia preparará uma bebida especial feita à base de cachaça com losna --planta digestiva e levemente tóxica--, poejo, cebola branca e mel. Finda a mistura, ela despacha uma dose para Exu no chão do lado de fora de casa", escreveu Bruno Luperi no roteiro da cena.

"Agô, mojubá, Exu... Mojubá. Sinhô que é dono da cabeça dele... Desmanche essa trança pra verdade aparecê", recitará Inácia, em um tom místico. "Órunkó babá... Laí lái axé... Que a verdade que se esconde saia da sua boca..." 

O autor continuou dando detalhes sobre a sequência: "Crê nisso para que se revelem as intenções de Damião com José Inocêncio. Ela então se põe a rezar em um dos copos --o que irá oferecer a Damião a seguir-- realizando o que aprendera há muitos anos atrás e que, pela falta de prática, pensou até que tivesse esquecido".

Quando Inocêncio estiver quase convencido de que o rapaz é inocente, Inácia surgirá com a bebida que terá preparado em segredo na cozinha. Após tomar o preparo, Damião cuspirá a verdade para José Inocêncio.

"Oxente, sêo José Nocênço... O sinhô sabe pra que é que eu vim até aqui? Eu vim pra cabo de sua vida! Se o sinhô tá vivo é porque lhe acho um cabôco
merecedô de tudo que plantô nessa vida. E peço inté desculpa por lhe mintido esse tempo...", vai disparar o peão, para a surpresa do fazendeiro e a satisfação de Inácia.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.