Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HORA DA VERDADE

Em Pantanal, José Leôncio joga bomba no colo de Filó: 'Mentira mais bonita'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira caracterizado como José Leôncio: ator tem cabelos e barba longos e grisalhos; ele demonstra exasperação em cena de Pantanal

Sem mais nem menos, José Leôncio (Marcos Palmeira) soltará uma bomba sobre Tadeu (José Loreto)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 3/10/2022 - 7h57

Antes de morrer, José Leôncio (Marcos Palmeira) admitirá saber que Tadeu (José Loreto) não é seu filho biológico em Pantanal. Filó (Dira Paes) não negará a história, e o casal seguirá a vida como se nada tivesse acontecido. O problema será o próprio Tadeu, que terá ouvido tudo atrás da porta na novela das nove da Globo. "Mintira mais bunita", afirmará o pecuarista.

O boiadeiro terá um chilique, fugirá de casa e será consolado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que mandará o neto de volta para a casa. A intenção do protagonista, no entanto, não será causar um estrago tão grande. Ele simplesmente jogará a bomba no colo de Filó para mostrar que não foi feito de trouxa a vida inteira.

O todo-poderoso do bioma, afinal, sabe que suas chances de fazer isso estão contadas --as dores no peito do magnata estarão cada vez mais fortes, e a morte, mais próxima. Por isso, engatará o assunto antes que não tenha mais oportunidade. O ricaço começará o assunto citando Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), tema recorrente entre o casal.

"Quando a Madeleine foi s’embora daqui c’o aquele sujeitinho [Gustavo, interpretado por Gabriel Stauffer e, depois, por Caco Ciocler], levâno o Juventino [Jesuita Barbosa] junto dela... Eu nunca me esquecê da raiva que eu senti... Minha vontade era í atráis deles dois e fazê uma loucura!", contará o protagonista, furioso.

"Graças a Deus ocê num feiz nada", responderá a dona de casa. "Num foi graças a Deus, Filó... Foi graças a ocê, que me botô o Tadeu nos meus braço e me falo que ele era meu...", soltará o "rei do gado", que ainda completará:

Eu já tinha me afeiçoado a ele... Aí ocê me chega e fala que ele era fio meu. Eu sabia que era mintira, Filó... Eu sempre sube... Mais eu quis acreditá nisso, porque eu tava cum buraco no peito... E ocê sabia que eu tinha que enchê ele, senão eu ficava maluco de veiz.

A ex-prostituta ficará sem palavras, completamente perturbada pelos rumos da prosa. Diante do olhar atônito da mulher, o patriarca dos Leôncio tentará prestar consolo. "Ocê num tem que falá nada, Filó... Foi a mintira mais bunita que já ouvi em toda a minha vida", elogiará ele. Por fim, o fazendeiro dirá que Tadeu continuará sendo seu filho, de qualquer forma. E vida que segue.

Mas o namorado de Zefa (Paula Barbosa) não terá ouvido essa última parte. O rapaz sairá a galope, abismado com a mentira da mãe. Tadeu decidirá partir de vez, mas o Velho do Rio afirmará que o jovem é seu neto, independentemente de laços de sangue. O discurso acalmará o boiadeiro, que voltará aos braços do pai adotivo. Pouco tempo depois, o "rei do gado" cairá morto por uma forte dor no peito.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. A novela das nove será substituída em 10 de outubro por Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#118 - Tudo sobre o final de Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.