Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Em Pantanal, Guta se choca com homofobia de Tenório: 'E se eu fosse lésbica?'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atriz Julia Dalavia olha para frente com cara de séria em Pantanal

Julia Dalavia como Guta em Pantanal; jovem ficará perplexa com comentários homofóbicos do pai

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 16/4/2022 - 22h41

Em Pantanal, Guta (Julia Dalavia) ficará perplexa com um show de homofobia de seu pai, Tenório (Murilo Benício). O vilão será cruel com Jove (Jesuita Barbosa) e debochará do rapaz, o chamando de "flozô". Inconformada com o preconceito do pai na novela das nove da Globo, a jovem questionará: "E se eu fosse lésbica?".

Nos próximos capítulos da trama, o crápula estará no meio de uma conversa com a filha e com a mulher, Maria (Isabel Teixeira), quando começará a criticar o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira).

"Aquele moleque num passa d'um flozô! Um sujeitinho frouxo que, se fosse filho meu, eu afogava! Homem tem que homem... E mulher tem que mulher", disparará o malvado. 

"Então quer dizer que, se eu fosse lésbica, o senhor também me afogaria? Se eu amasse outra mulher, como seria?", rebaterá Guta. "Um desgosto como esse Deus nunca iria me dar!", responderá o personagem de Murilo Benício.

Inconformada, a jovem se levantará e enfrentará o pai. "Mas e se Deus te desse? E se eu ou, quem sabe, se o senhor tivesse outro filho, homem, que fosse homossexual... O senhor faria o quê?", enfatizará ela. "Se Deus me desse um desgosto desses, Maria Augusta, eu ia rezar para o diabo levar!", cravará o preconceituoso.

Assustada com o que terá ouvido, Guta perguntará para a mãe como conseguiu se casar com um homem tão bronco. Maria dirá que o preconceito do marido é só "jeito de falar".

"Só jeito de falar?! Julgar o valor de alguém com base na sua orientação sexual?! Aliás... Com base na sua condição sexual, porque isso, além de não ser uma doença, é algo natural... Uma questão fisiológica, uma condição de existência, não uma escolha!", argumentará a garota.

Onde a senhora acha que nasce a violência? Toda a opressão contra a comunidade LGBT? É dentro de casa! É porque naturalizamos esse tipo de comentário, esse tipo de 'brincadeira' que o Brasil é o país no mundo aonde mais se mata LGBTs!

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida originalmente em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do dramaturgo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.