Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSAGEM BÍBLICA

Em Gênesis, Jesus testa a fé de Jacó e o faz renascer como Israel: 'Minha alma foi salva'

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Miguel Coelho caracterizado como Jacó, com o céu cheio de nuvens ao fundo, em cena de Gênesis

Miguel Coelho interpreta Jacó em Gênesis; pastor de ovelhas terá mais um encontro divino

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 11/8/2021 - 21h00

Jesus (Dudu Azevedo) cruzará o caminho de Jacó (Miguel Coelho) para testar a sua fé e rebatizá-lo como Israel em Gênesis. O pastor de ovelhas se desdobrará para impedir o messias de abandoná-lo no meio do deserto e, já sem forças, conseguirá chamar a sua atenção e ser abençoado. "Eu vi a Deus [Flávio Galvão] face a face e a minha alma foi salva", afirmará o mocinho da novela bíblica da Record.

A Record vai mais uma vez seguir por uma interpretação não canônica da Bíblia, já que o próprio criador aparece para o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli) no texto sagrado. Abraão (Zécarlos Machado) já havia se encontrado com o filho e não com o pai na adaptação de outra passagem na quinta fase do folhetim.

O marido de Lia (Michelle Batista) precisará encarar o medo de enfrentar Esaú (Cirillo Luna) para voltar a Canaã e, assim, cumprir uma ordem divina. Ele reunirá seu rebanho e fugirá de Padã-Arã no meio da noite para não chamar a atenção de Labão (Heitor Martinez) nas cenas que serão exibidas a partir da próxima segunda (16).

Prestes a desistir, Jacó considerará voltar à casa do sogro ao atravessar o rio Jaboque, um dos principais afluentes do rio Jordão. "Eu não aguento mais", choramingará o protagonista, que se assustará ao ver um homem com a cabeça coberta por uma capa na outra margem. "Esaú?", gritará.

O criador de cabras rapidamente perceberá que se trata de uma presença divina, como os anjos que o escoltaram por boa parte do trajeto. "Quem é você? Você é um daqueles que aparece, para mim, no caminho? Me responda! Você foi enviado para livrar da fúria do meu irmão?", questionará o rapaz.

Jesus em sua primeira aparição em Gênesis

Cordeiro de Deus

Jesus revelará o seu rosto, e Jacó logo perceberá que se trata do mesmo homem que viu no topo da escada rumo ao Céu em seu primeiro encontro com Deus. Cristo, no entanto, vai se decepcionar com a covardia de seu escolhido e lhe dará as costas.

"Não, o senhor me prometeu que iria me guardar, que não iria me deixar", implorará o futuro patriarca, que suará em bicas ao tentar segurar o "cordeiro" pelo braço até o dia amanhecer.

O messias, então, tocará a juntura da coxa de Jacó com tanta força que deslocará o seu quadril. Apesar da dor, e caído no chão, ele se agarrará aos calcanhares da principal figura do cristianismo. "Não vou te deixar ir enquanto o senhor não me abençoar", bradará.

Jesus se surpreenderá com a atitude e dará o teste por encerrado. "Você não vai mais se chamar Jacó e, sim, Israel. Porque você lutou com Deus, com os homens e prevaleceu. A partir de hoje, não somente você tem a minha bênção, mas também se tornou a própria bênção", anunciará o espírito divino.

O personagem de Dudu Azevedo deixará Jacó embasbacado. "Eu vi a Deus face a face e minha alma foi salva", balbuciará o protagonista do folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sexta --Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#69 - Tudo sobre Nos Tempos do Imperador, nova novela das seis!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.