Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JÁ VIMOS ANTES

Ecológica, Fina Estampa é forte candidata a selo verde com final reciclado

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Christiane Torloni caracterizada como a personagem Tereza Cristina de Fina Estampa, ela empurra Carlos Vieira, caracterizado como Fred, da escada

Tereza Cristina (Christiane Torloni) empurra Fred (Carlos Vieira) da escada; inspiração em obra anterior

Fina Estampa chega ao final nesta sexta (18) e, mesmo esta sendo a segunda vez que a novela é exibida, o público já poderia deduzir o destino de cada um dos personagens da trama. Repetitiva e cheia de clichês, o desfecho da reprise das nove recicla elementos já vistos na dramaturgia e também faz autorreferência a trabalhos anteriores de Aguinaldo Silva. 

Tereza Cristina (Christiane Torloni) homenageou Nazaré (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004). A megera usa o mesmo artifício da personagem de Renata Sorrah para acabar com seus desafetos: ela os empurra escada abaixo. 

O mafioso Ítalo (Luciano Chiarolli) e o chef Fred (Carlos Vieira) foram algumas das vítimas que perderam a vida após serem jogados escada abaixo. O filho ainda não nascido de Patrícia (Adriana Birolli) quase foi dessa para a melhor com o uso do mesmo método, mas a gestação da mocinha foi salva por Crô (Marcelo Serrado). 

O último capítulo de Fina Estampa ainda reserva uma menção direta à rival de Maria do Carmo (Susana Vieira). Depois de sequestrar Griselda (Lilia Cabral), Tereza Cristina vai matar Ferdinand (Carlos Machado) eletrocutado na banheira de um motel. Assim como Nazaré fez para se livrar do taxista Gilmar (Roberto Bontempo). 

A amante de Pereirinha (José Mayer) ainda vai agradecer a diva-mor pela brilhante ideia: "Obrigada, Nazaré Tedesco!", dirá a megera, após terminar seu trabalho sujo. 

Novo ou velho segredo?

Da mesma maneira que Perpétua (Joana Fomm), de Tieta (1989), não relevou o que tinha dentro de sua caixa, Crô vai manter o mistério sobre a identidade do seu novo amante. A única coisa que o público sabe é que o amante do mordomo tem uma tatuagem de escorpião no pé. 

Em um rápido monólogo nos minutos finais de Fina Estampa, o personagem de Marcelo Serrado vai conversar diretamente com o público e avisará que vai deixar todo mundo na curiosidade.

"Todos querem saber de quem é esse pezinho, né? Mas eu não vou dizer. Lembra da caixa de Perpétua, da novela Tieta? Todos queriam saber o que tinha dentro dela, mas no final, babau, ninguém descobriu!", responderá. 

O segredo só foi desvendado no primeiro filme de Crô. Em 2013, Marcelo Serrado voltou a interpretar o mordomo da novela, e o título revelou Jean-Jacques (Carlos Machado), irmão gêmeo de Ferdinand, como o sortudo da vez. 

'I will be back'

Íris (Eva Wilma), a tia aproveitadora de Tereza Cristina, serviu para mais uma autorreferência de Aguinaldo. Na reta final da novela, ela e a parceira Alice (Thaís de Campos) compram um caminhão com o dinheiro roubado da madame.

Na última cena da dupla, o casal decide viajar e a primeira parada será em Greenville, de A Indomada (1997). Na novela dos anos 1990, Eva Wilma interpretou a vilã Altiva e se despediu da trama morrendo ao gritos de "I will be back". E ela voltou mesmo. 


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#30: Casais felizes e vilã morta-viva: Tudo sobre o final de Fina Estampa!" no Spreaker.


Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.