Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Haja papel

Direção de Espelho da Vida volta ao século passado para evitar vazamentos

Fotos: Reprodução/TV Globo

Isabel (Alinne Moraes) em cena com Marcelo (Nikolas Antunes) na novela das seis da Globo  - Fotos: Reprodução/TV Globo

Isabel (Alinne Moraes) em cena com Marcelo (Nikolas Antunes) na novela das seis da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 22/11/2018 - 5h21

Não é apenas Cris (Vitória Strada) que está viajando ao século passado em Espelho da Vida. Para evitar vazamentos, a direção da novela adotou um esquema ultrapassado, lento e que gera mais custos à produção. Os textos estão sendo entregues impressos e nas mãos dos atores. A distribuição dos roteiros, em geral, é feita por email há mais de dez anos. Agora, em alguns casos, os capítulos são levados por motoboys até as residências dos intérpretes dos personagens, como se fazia antigamente.

O principal objetivo é evitar que o encontro de Cris com o personagem de Rafael Cardoso nos dias atuais (Pedro) seja noticiado com antecedência pelos veículos que publicam em primeira mão o que vai acontecer na novela, como o Notícias da TV, O Globo e o Extra (os dois últimos do próprio Grupo Globo).

A direção da trama se desdobra para esconder a maior parte dos mistérios, já que pistas são dadas nos roteiros. O grande desafio da autora Elizabeth Jhin é manter o suspense em torno de quem matou Julia, a encarnação passada da mocinha da história, até a reta final da novela.

Uma das fontes consultadas pelo Notícias da TV disse que a maneira como os capítulos são entregues ao elenco não tem uma determinação da emissora a ser seguida. Cada autor e diretor pode trabalhar da forma que achar melhor.

Porém, imprimir roteiros com mais de 30 páginas gera despesas com papel e tinta, fora o custo da entrega, se ela não acontecer nos estúdios. O processo só costuma ser adotado nos finais das tramas. 

Danilo (Rafael Cardoso) será Pedro nos dias atuais; personagem entrará no ar em dezembro

A Globo afirma que o cronograma segue o planejado e que uma viagem para Minas Gerais, onde as cenas externas da novela são gravadas, está programada para a próxima semana.

O diretor artístico, Pedro Vasconcelos, optou por não ter uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e a cada mês uma equipe é enviada para a região de Mariana para rodar sequências.

Vai ao ar nesta quinta-feira (22) o capítulo de número 49 de Espelho da Vida, mas as cenas foram escritas para serem exibidas nos de número 37 e 38. A trama completa dois meses no ar no dia 25.

O folhetim foi prejudicado por estrear às vésperas do primeiro turno das eleições. Os capítulos tiveram tempo de duração reduzido no seu primeiro mês de exibição. Também teve recentemente dois dias a menos na programação, por causa de jogos amistosos da seleção brasileira.

Senhora (Suzana Faini) vai soltar cada vez mais pistas sobre o assassinato do passado

Porém, a trama é arrastada, e mudanças já foram feitas para acelarar a entrada de Cardoso nos dias atuais. O vaivém de Cris ao século passado também está confundindo o público, e tudo isso se reverte em perda de audiência. 

A média da novela até a última segunda-feira (19) é de 18,6 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Inferior ao das antecessoras no mesmo período: 21,4 (Orgulho e Paixão) e 22,2 (Tempo de Amar).

Além do Tempo, trama de 2015 da mesma autora, que também abordava reencarnação e foi bem-sucedida em repercussão, audiência e crítica, registrou 20, 7 pontos com o mesmo número de capítulos.

Com isso, quem ganha é a concorrência. A Record já cresceu quatro pontos no Ibope desde o início da novela da seis. Passou de 11 pontos para 15, e tem ficado à frente da Globo cada vez com mais frequência. Na segunda, a trama de Elizabeth Jhin ficou 20 minutos atrás do Cidade Alerta.

Resumos Semanais

Resumo da novela Espelho da Vida: Capítulos de 28 a 30/3

Quinta, 28/3 (Capítulo 157)
Danilo descobre que Eugênio sequestrou Cris/Julia e o bebê. Piedade se desespera ao ver o estado da filha. Dora e Gustavo planejam fazer Cris/Julia sofrer. Alain conversa com Dalton e assume que acredita que Cris seja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.