Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO DE POLÍCIA

Demitido pela Record, motorista processa Geraldo Luis por racismo e assédio

Adriana Spaca/Notícias da TV

O motorista Ismael Oliveira Silva, que vai processar Geraldo Luis por injúria racial e assédio moral - Adriana Spaca/Notícias da TV

O motorista Ismael Oliveira Silva, que vai processar Geraldo Luis por injúria racial e assédio moral

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/11/2018 - 5h45

Demitido pela Record após registrar Boletim de Ocorrência na polícia contra o apresentador Geraldo Luis, o motorista Ismael Oliveira Silva, 47 anos, decidiu levar o caso à Justiça. Nesta sexta (23), ele irá até o distrito policial da Mooca, na zona leste de São Paulo, prestar queixa-crime, o que irá gerar a abertura de um inquérito e, mais para a frente, uma ação criminal por injúria racial. Paralelamente, entrará na Justiça Trabalhista com um processo de assédio moral contra o titular do Domingo Show.

Geraldo Luis nega as acusações e diz que tem em suas "veias sangue afrodescendente". "As afirmações são absurdas e absolutamente inverídicas!", falou por meio de advogado (leia nota completa no final deste texto).

Ismael Oliveira Silva conta que vinha sofrendo humilhações de Geraldo Luis havia quase uma década. Começaram quando o apresentador estava no Balanço Geral e Silva era assistente de câmera. "Desde 2010, ele tinha mania de me chamar de porcaria e de neguinho", conta. Aguentou até 16 de agosto deste ano, quando, trabalhando como motorista, ao buscar o apresentador em uma gravação, teria sido vítima de um chilique.

Geraldo Luis, registrou Silva em boletim de ocorrência horas mais tarde, sentou-se no banco do passageiro ao lado do motorista e abriu a porta violentamente ao perceber que ele era o condutor do veículo. "Ele saiu falando palavrões: 'Puta que o pariu, já falei, porra! Só me mandam porcaria nessa merda'. Chamou um produtor e mandou tirar as coisas dele do carro", afirma.

Silva voltou à Record com o carro vazio e fez uma queixa no departamento de Recursos Humanos. Uma sindicância interna, no entanto, inocentou Geraldo Luis. O motorista diz que a emissora manipulou a apuração, ouvindo apenas uma testemunha, um produtor amigo do apresentador. A emissora nega.

A ousadia de registrar um boletim de ocorrência, informada em primeira mão pelo Notícias da TV, custou-lhe o emprego. Silva foi definitivamente afastado da Record na última sexta-feira (16). Foi sua segunda demissão da emissora. A primeira ocorreu em 2013, do cargo de assistente de câmera. Ele voltou em 2015, como motorista.

Silva diz que tomou a decisão de processar Geraldo Luis porque foram muitos anos de ofensas. Elas pioraram depois que ele relatou a seus chefes na Record que o apresentador atrasou o retorno de uma gravação no interior de São Paulo em mais de duas horas porque, no caminho, parou em um centro espírita. "Depois desse dia, ele virou o diabo para o meu lado", lembra.

Uma das jornadas do motorista, entre a casa de Geraldo Luis e o aeroporto de Cumbica, terminou em choro. "Ele reclamou o tempo todo que o carro balançava. Imagina, não tem buraco na marginal [Tietê]. Foi terrível, o cara foi até Guarulhos me xingando. Cheguei lá e chorei de raiva".

EDu moraes/record

O apresentador Geraldo Luis, no Domingo Show; ele nega ter discriminado motorista negro

Repudio toda discriminação, diz Geraldo Luis
A Record, consultada em setembro, informou que sindicância interna não constatou a veracidade das acusões de Ismael Oliveira Silva. A emissora não se pronunciou novamente. Geraldo Luis se defendeu das acusações em uma nota enviada por sua assessoria jurídica, transcrita na íntegra, a seguir:

"As afirmações são absurdas e absolutamente inverídicas!

Sobre o fato, o senhor Geraldo Luis declara que seu pai era negro e sua avó também era negra, sendo essas pessoas de grande referência em sua vida, tendo ele em suas veias sangue afrodescendente, pelas quais possui grande orgulho de suas origens.  

Geraldo repudia toda e qualquer forma de discriminação, tendo sempre demonstrado em diversas oportunidades jornalísticas, sua oposição a tais práticas.

Quanto à pretensão de prestar queixa-crime por injúria racial ou a alegação de assédio moral, o denunciante estará exercendo seu direito constitucional de petição, e terá que responder judicialmente pelas inverdades de suas declarações na forma da lei e com todas as consequências que a lei permitir.

Vale ressaltar que, na época, Geraldo teve conhecimento através de seu diretor que havia existido uma reclamação interna por supostos fatos ocorridos, e que após minuciosa apuração, a TV Record constatou que nada havia ocorrido que desabonasse a conduta do apresentador, concluindo pela improcedência do fato e dando por encerrada a questão.

Geraldo Luis possui seu ofício baseado na sensibilidade e na emoção das pessoas, e tem grande parte de seu público seguidor e admirador, pessoas simples, carentes, humildes, de todas as raças, cor, sexo, idade, respeitando sempre a todos sem qualquer distinção.

Geraldo Luis sempre tratou indistintamente a todos muito bem, tomado por grande carinho àqueles que o ajudam a contar suas histórias no programa, sempre alimentadas por muita união e emoção, frutos do trabalho desenvolvido por Geraldo. Todo final de gravação existe confraternização em virtude justamente da humanidade que possui em todo trabalho feito.

Geraldo possui em seus princípios e origem a humildade, e graças à manutenção dessa humildade que o Domingo Show leva tanto carinho, amor e respeito para dentro da casa de seus espectadores, formando a grande família de Geraldo Luis.

O senhor Ismael, na verdade, teve recentemente seu desligamento da TV Record, e certamente está em busca de suprir o momento difícil que deve estar passando, pelo qual este apresentador deseja todas as boas energias e sucesso.

Geraldo Luis conclui sua nota afirmando que nega veementemente as inverdades constantes nas declarações do ex-funcionário da TV Record e que se encontra absolutamente tranquilo, visto que tem a certeza de que a verdade prevalecerá e a justiça será feita, inclusive quanto às absurdas afirmações.

Geraldo Luis deixa aqui todo seu carinho e respeito a todo o seu público e a todas as pessoas em geral, reafirmando seu compromisso com a verdade, ética e amor ao seu público e colegas de trabalho."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.