Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Carol Duarte

De vestido e cabelo solto, intérprete de Ivana não é reconhecida nas ruas

Estevam Avellar/TV Globo

A atriz Carol Duarte diz que Ivana vai enfrentar a família e o mundo para fazer transição - Estevam Avellar/TV Globo

A atriz Carol Duarte diz que Ivana vai enfrentar a família e o mundo para fazer transição

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 30/7/2017 - 8h38

Em seu primeiro trabalho na TV, na novela A Força do Querer, Carol Duarte conta que não é reconhecida pelas pessoas quando está com cabelos soltos, maquiada e usando vestido. Aos 24 anos, a atriz diz que passa nove horas por dia como Ivana, sufocada com a faixa apertada que a personagem usa para "prender" os seios. Por isso, anda muito mexida com tudo o que Ivana atravessa.

"Se eu saio na rua com roupas como as da personagem, as pessoas me reconhecem. Se eu solto o cabelo, aí já ficam: 'Será que é?'. É engraçado. Quem me reconhece, torce pela Ivana, apesar de muita gente não saber ainda que ela é trans. Algumas pessoas acham que ela é lésbica", diz.

A atriz afirma que a transição de gênero da filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) continuará como a trama vem mostrando essa história desde o começo, de forma didática. Sobre cabelos curtos e o visual masculino que será adotado em breve, ela afirma que nada está certo ainda.

No processo de transição, Ivana deve ficar um tanto andrógina, masculinizada, mas com os traços femininos que tem porque é assim que acontece com quem passa por isso. A atriz conta que aparência e estética não mexem com sua cabeça, mas o retorno de quem se identifica com esse trabalho.

"Recebo mensagens de garotos que estão fazendo a transição e se sentem bem de não estarem sozinhos. O que estamos fazendo é jogar à tona algo que a sociedade insiste em cobrir. Uma dessas mensagens que recebi dizia: 'Meu horário de sair de casa é depois das sete da noite, porque já está escuro'. Isso foi muito forte para mim", comenta.

Ivana (Carol Duarte) na cena com Tarso Brant em que descobriu o que é ser transgênero

Próximos passos
Ivana entendeu que é transgênero ao conhecer Tarso Brant no capítulo de quinta (27), o de número 100 da trama. A novela já passou da metade, terá 173 capítulos, e agora a transição da personagem será para valer.

"Eu estava ansiosa para esse momento. Ainda é novo, então ela entende mais ou menos, porque está entrando nesse mundo só agora. Há uma esperança da parte dela", conta a paulistana.

Mas o que vamos ver a partir de agora? "Ela descobre seu lado mais impulsivo e precisa lutar por ela. Vai ter de falar isso para o mundo. Esse enfrentamento vai ser em muitas instâncias, como acontece na vida real", responde Carol.

Mesmo em uma novela que está batendo recordes de audiência e com uma personagem de grande repercussão, a atriz assegura que continua sua vida como era antes, anda de metrô, principalmente quando está em São Paulo, e frequenta os mesmos lugares. "Nada mudou".


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.