Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Duelo com série

De sutileza a menos violência, o que falta para Amor de Mãe ser a This Is Us brasileira?

João Cotta/TV Globo

As atrizes Nanda Costa e Malu Galli saem no tapa em capítulo de Amor de Mãe, novela das nove da TV Globo

As atrizes Nanda Costa e Malu Galli saem no tapa em capítulo de Amor de Mãe; isso This Is Us não mostra

JOÃO DA PAZ

Publicado em 4/12/2019 - 5h29

A novela Amor de Mãe está sendo comparada a This Is Us, série americana três vezes indicada ao Emmy, desde a sua estreia. Há semelhanças nítidas, como altas doses de dramas da vida real e flashbacks para explicar o passado dos personagens. Porém, faltam aspectos importantes para o folhetim ser a This Is Us brasileira, como mais sutileza e menos violência.

Diferentemente de tramas típicas, com vilões, mocinhas e núcleos de humor, a novela das nove aposta no realismo visceral, um traço que a autora Manuela Dias já havia mostrado em sua minissérie Justiça (2016), indicada ao Emmy Internacional.

A história traz uma injeção carregada de tragédias e dá bastante espaço para violência, com armas em punho, briga de mulher com tapões e puxões de cabelos e até estupro, cenas mais agressivas, que não são vistas em This Is Us.

Ao longo de suas quatro temporadas, o drama norte-americano investiu mais em histórias pesadas na terceira leva de episódios, com destaque para depressão e desemprego. Não deu certo, e o público rejeitou essa abordagem densa. Mas os produtores e roteiristas da série a colocaram no prumo.

Mais melodramática

Na quarta e atual temporada, as tramas apelam para a memória afetiva e provocam aquelas lágrimas de emoção reconfortantes. Não é um choro trágico, como o telespectador está vendo em Amor de Mãe.

This Is Us tem em sua essência uma sutileza ao abordar os dramas. Já a novela entrega tudo muito na cara e coloca personagens aparentemente "do bem" no mundo do crime, mesmo que seja para fazer algo que qualquer um faria.

A saga brasileira tem a sua cota de generosidade em situações como a que Lurdes (Regina Casé) ajudou a desconhecida Thelma (Adriana Esteves) ao vê-la passar mal no meio da rua, ou no capítulo em que Magno (Juliano Cazarré) se encrencou ao impedir um estrupro de uma mulher em uma construção.

Entre os pontos em comum com This Is Us, estão duas adoções em linhas de tempo distintas. Uma delas ocorreu há 24 anos, envolvendo uma bebê negra recém-nascida. No presente, também há a adoção de uma criança negra já crescida.

divulgação/globo/nbc

Até na divulgação a novela Amor de Mãe traz uma imagem semelhante ao pôster de This Is Us


Viagens ao passado

A novela da Globo conta uma história que começou em 1995, ano no qual Lurdes (Lucy Alves, nesse período) saiu do Rio Grande do Norte para ir até o Rio de Janeiro em busca do filho que foi vendido pelo marido.

Esse intervalo de tempo até os dias de hoje é mostrado em flashbacks, principalmente nas ocasiões em que os personagens se lembram de coisas do passado. Recurso que as séries já utilizam há muitos anos.

Em novelas, porém, isso não é comum. Geralmente, ao contar uma trama que se passa em diferentes épocas, os capítulos são divididos em fases, começando com o passado e migrando para o dias atuais.

Amor de Mãe faz diferente ao intercalar as cenas de flashbacks com acontecimentos atuais, o que também remete ao que This is Us sempre fez.

As duas atrações se conectam por aplicar essa técnica para mostrar uma lembrança de algum personagem que é realmente significativa para a história. As viagens ao passado do folhetim não escapam das tragédias, e teve uma quase idêntica ao que os fãs de This Is Us já viram: a sequência de Thelma na casa pegando fogo e a morte do pai dessa família. 

Para quem está acostumado com a série americana, flashbacks de desgraças, como um aborto, uma morte depois de um ataque de violência doméstica e o tráfico de crianças, assustam um pouco. Amor de Mãe ainda está no ínicio, mas seu cartão de visitas indica que tais dramas não devem diminuir.

A novela da Globo lembra This Is Us, sim, em vários aspectos (até no pôster) e vale a pena conferir. Só que, pelo menos até o momento, ainda não demonstrou a magia emotiva especial que a série desenvolve com um capricho enorme.

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.