Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Quarta Temporada

This Is Us dá um freio nas tragédias e se reinventa ao apelar para memória afetiva

Imagens: Divulgação/NBC

Parker Bates (Kevin criança) e Milo Ventimiglia (Jack) na quarta temporada do drama This Is Us

Parker Bates (Kevin criança) e Milo Ventimiglia (Jack) na quarta temporada do drama This Is Us

JOÃO DA PAZ

Publicado em 22/11/2019 - 4h59

A quarta temporada de This Is Us chegou à sua metade na última terça-feira (19) e fez sua pausa de fim de ano em alta. Tragédias exploradas no passado, como depressão, morte e alcoolismo, foram deixadas de lado para dar espaço a histórias que apelam à memória afetiva e, assim, tiram lágrimas do telespectador com cenas emotivas e singelas.

O chororô tão característico de This Is Us veio de cenas que exploraram a infância dos personagens. Um simples sorvete, uma música, um jogo de golfe e uma frase inocente foram capazes de comover até o coração mais duro que existe.

Kevin (Justin Hartley) protagonizou dois desses momentos. Ele ficou emocionado ao saber que uma tradição da família de comer um bolo gelado de uma forma bem específica veio da infância dos irmãos Jack (Milo Ventimiglia) e Nick (Griffin Dunne). E foi o tio durão que, com um gesto, fez Kevin (e o público) se emocionar.

Tio e sobrinho estiveram em outro momento tocante. Após ajudar Nick de todas as maneiras possíveis, Kevin finalmente arrancou um elogio do parente carrancudo, que disse: "Você é um garoto bom".

Nesse instante, This Is Us sobrepôs o encontro do presente com uma brincadeira da infância do loiro, que ouvia de Jack, seu finado pai: "Quem é o meu garoto bom?". Nick passou a ser uma figura paterna para Kevin, em uma cena que faz o olho marejar só de lembrar... 

Randall (Sterling K. Brown) também teve seu momento de comoção ao recordar uma memória com Jack. Adulto, ele topou ir ao campo de golfe com um colega político, para discutir estratégia e troca de favores. Durante o dia, agiu de maneira estranha, como se não soubesse o que fazer com o taco em mãos. Na verdade, era uma estratégia que ele aprendeu com Jack ainda na pré-adolescência. Mais uma vez, This Is Us fez uma conexão com o passado mais do que capaz de impactar.

A reinvenção do drama três vezes indicado ao Emmy é nítida na atual temporada. Principalmente no terceiro ano, o telespectador ficava esgotado após o fim de cada episódio. Era muita tristeza em volta de temas como depressão e alcoolismo, por exemplo --as cenas provocavam sim emoção, mas aquela mais doída, de dar dó.

Agora não. O choro é acompanhado de um sorriso leve, um abalo nos sentimentos que é confortante. Como quando Malik (Asante Blackk), o namoradinho de Deja (Lyric Ross), a levou para ver as luzes natalinas de umas casas na Filadélfia, pois essa tinha sido a única memória que ela tinha da cidade, de um tempo em que era ainda criança e tinha passado por lá, rapidamente, de carro.

Repetindo show de atuações de temporadas anteriores, com menções honrosas a Mandy Moore (Rebecca, matriarca dos Pearsons) e a Justin Hartley, essa This Is Us menos trágica estancou a fuga de telespctadores que atinge séries veteranas.

A queda de público entre a terceira e a quarta temporada do drama é de apenas 14%, menor do que a registrada entre o segundo e o terceiro anos (25%). Com o público adulto, de 18 a 49 anos, This Is Us é a líder de audiência na TV aberta americana.

Mandy Moore aparece como Rebecca envelhecida em uma cena do futuro de This Is Us


O que vem por aí

A segunda metade da quarta temporada de This Is Us começa em meados de janeiro. Há dois acontecimentos importantes que a série precisa desenvolver mais a fundo: a perda de memória de Rebecca e o relacionamento que Kate teve na adolescência com um garoto mais velho do que ela.

No tempo presente, Rebecca é toda esquecida das coisas. No futuro, ela aparece velhinha e abatida, sem saber sequer quem está ao seu lado. A série vai explorar esse problema, que pode ser Alzheimer, fatalidade que atacaria justamente a personagem da trama mais apegada a lembranças, a mais nostálgica de todas.

E há de se esclarecer porque a Kate adulta, vivida por Chrissy Metz, ficou sentida ao ver uma foto sua na adolescência com um namorado enigmático. Por enquanto, This Is Us revelou pouca coisa sobre Marc (Austin Abrams, de Euphoria), o que é um terreno fértil para teorias. As apostas principais são: ele foi abusivo com Kate (Hannah Zeile), manipulador ou cometeu suicídio.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.