Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 1995

De Mamonas no auge a Galisteu peladona: Como era o mundo no início de Malhação?

REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO/YOUTUBE

Montagem com as fotos de Mamonas Assassinas e Adriane Galisteu

Mamonas Assassinas e Adriane Galisteu foram destaques de 1995, ano de estreia da Malhação

Quando Malhação estreou na Globo, em 1995, o mundo era outro. Os Mamonas Assassinas estavam no auge do sucesso, Adriane Galisteu fazia a cabeça dos marmanjos na capa da Playboy, e o dólar valia 80 centavos. Vinte e seis anos depois, a banda ficou na memória dos fãs após um fim trágico, a loira virou apresentadora de A Fazenda 13, e a moeda chegou à casa dos cinco reais. 

A novelinha juvenil entrou na grade de programação em abril de 1995. Antes, a emissora exibia a faixa Sessão Aventura --que exibia séries enlatadas e reprises de folhetins. Depois de lançar vários talentos promissores, Malhação sairá do ar no início do ano que vem --as duas temporadas que estavam em desenvolvimento foram canceladas.  

Na época da exibição da primeira temporada da trama, o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele assumiu o cargo em janeiro do mesmo ano e terminou seu mandato ao final de 2002. 

Durante a gestão FHC, o dólar valia menos de R$ 1. Isso aconteceu porque o governo controlava a cotação da moeda norte-americana para que não houvesse impacto no poder de compra do brasileiro.

No futebol, o Botafogo levou a taça do Campeonato Brasileiro. O cenário é outro em 2021. O time carioca disputa a Série B da competição e sofre com problemas financeiros. Recentemente, a equipe precisou da ajuda de Felipe Neto e Marcelo Adnet para contratar o lateral-direito Rafael.

Nova tecnologia 

Em 1995, o Governo Federal começou a se modernizar e criou o Comitê Gestor da Internet no Brasil, para "organizar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento" da nova tecnologia no país. 

No mesmo ano, os provedores de internet passaram a oferecer o serviço comercialmente para os brasileiros, e os primeiros sites do país entraram no ar, como o endereço eletrônico do Jornal do Brasil e o antigo buscador Cadê. 

PARAMOUNT/REPRODUÇÃO

Tom Hanks ganhou o Oscar em 1995

'Explosão' na cultura pop

Em 23 de junho de 1995, os Mamonas Assassinas lançaram seu primeiro (e único) álbum de estúdio. A banda de rock virou febre no país inteiro e marcava presença em programas como o Domingo Legal, então apresentado por Gugu Liberato (1959-2019), e o Domingão do Faustão (1989-2021).

A carreira do grupo foi interrompida no auge do sucesso após a morte de todos os integrantes em um acidente aéreo, em março de 1996.

A revista impressa também movia os brasileiros na época. O destaque de 1995 foi a edição de agosto da Playboy. A publicação atingiu quase 1 milhão de exemplares vendidos com o ensaio nu de Adriane Galisteu --que ficou marcada por uma imagem em que aparecia fazendo depilação íntima. 

No cenário internacional, o Oscar daquele ano premiou Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994) como melhor filme. O protagonista do título, Tom Hanks, também ganhou na categoria melhor ator. 


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.