Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

De freira a diabinha: Por que Fabiana é a melhor personagem de A Dona do Pedaço

Reprodução/TV Globo

Nathalia Dill (Fabiana) em cena de A Dona do Pedaço: atriz tem roubado a cena na novela das nove - Reprodução/TV Globo

Nathalia Dill (Fabiana) em cena de A Dona do Pedaço: atriz tem roubado a cena na novela das nove

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 29/6/2019 - 5h17

Há pouco mais de um mês no ar, A Dona do Pedaço já mostrou que em matéria de vilania não deixa nada a dever às melhores criações de Gilberto Braga, o autor da teledramaturgia brasileira que melhor escreve personagens que não primam pela retidão de caráter. No grupinho do mal do folhetim de Walcyr Carrasco, o destaque vai para Fabiana (Nathalia Dill), falsiane que se tornou a melhor personagem da história.

Com jeito de santinha, a religiosa fake ganha a confiança dos personagens à sua volta e galga espaço na novela das nove da Globo. Pode movimentar diferentes núcleos, e já desperta o ódio dos telespectadores.

Confira cinco motivos que fazem de Fabiana a malvada favorita da vez:

Santinha do pau oco

Criada em um convento, Fabiana camuflou todo tipo de maus sentimentos que uma freira supostamente não deveria sentir. Até que conseguiu reencontrar a irmã Vivi Guedes (Paolla Oliveira) e liberou todos os sentimentos guardados.

Não demorou muito para Fabiana se mostrar uma santinha mais do que dissimulada, capaz de se aproximar da irmã perdida apenas por interesse e cobiçar tudo o que ela tem, do dinheiro ao namorado Camilo (Lee Taylor). Os embates entre a irmã boazinha e a cobra religiosa têm tudo para se tornar o melhor da novela.

Esperteza

Inteligência é requisito básico para a composição de uma boa vilã. Embora tenha sido criada com preceitos sagrados, Fabiana é descolada na arte de fazer maldades. Isso exige do público boa vontade para embarcar no voo à la Gloria Perez.

Mas o fato é que a megerinha não é boba, descobre tudo o que precisa para se dar bem e, sórdida, usa das armas que possui para conseguir o que quer. Chantagem, mentiras, fofocas e intrigas --tudo bem distante dos ensinamentos bíblicos, mas em conformidade com a cartilha das boas vilãs.

Tão central quanto Maria da Paz

Apesar de ser uma vilã ainda em segundo plano e não interferir diretamente na vida da protagonista, Fabiana é tão central quanto Maria da Paz (Juliana Paes).

Além de circular pelo núcleo de Vivi, ela também guarda um parentesco com a protagonista e vai passar a movimentar as histórias na família de Agno (Malvino Salvador) ao descobrir os segredos que o empresário tenta esconder. Em termos de vilania, Fabiana faz Josiane (Agatha Moreira) comer poeira.

Catalisadora de tramas

Fabiana é uma personagem interessante porque é capaz de movimentar várias tramas, uma carta na manga que impede a novela de criar barrigas. Os acontecimentos promovidos pela ex-noviça são vertiginosos.

Vivi não é a única potencial vítima. Ela também pode tramar contra Agno, que já sacou a índole da falsiane e tem tudo para se dar mal em suas mãos, e Otávio (José de Abreu), com suas escapulidas conjugais. A parceria de Fabiana com Rock (Caio Castro) pode, ainda, beneficiar o boxeador, ao envolvê-lo em suas maracutaias.

Nathalia Dill

Vilãs multifacetadas são um prato cheio para qualquer atriz. Ao mesmo tempo que conquista os personagens com seu jeito doce, Fabiana consegue provocar ódio no público e faz com que a torcida para que sua máscara caia cresça a cada capítulo.

O mérito é todo de Nathalia Dill, que soube alternar os tons sem afetação nem exageros e está irrepreensível, em seu melhor momento na televisão.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de A Dona do Pedaço e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11

Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.