Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA GLOBO

Após críticas e decepção no Ibope, Boninho retoma as rédeas do Big Brother

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Diretor de gênero da TV Globo, Boninho acompanha mais de perto o início da produção do BBB20 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Diretor de gênero da TV Globo, Boninho acompanha mais de perto o início da produção do BBB20

ANA CORA LIMA

Publicado em 28/6/2019 - 6h00

Dois meses após a final do Big Brother Brasil 19, o diretor de gênero J.B. Oliveira, o Boninho, retomou as rédeas do programa. O executivo da Globo não gostou das críticas e considerou decepcionante a audiência da última edição, 21% menor do que a do BBB18. Agora, tem participado efetivamente do estágio inicial de preparação de BBB20. É ele quem comanda as reuniões diárias da atração mais rentável da emissora.

Boninho sempre foi uma referência de BBB. Dirigiu o programa desde a primeira edição até 2015, quando assumiu um cargo mais importante, o de diretor de gênero da Globo, responsável por mais de meia dúzia de atrações. Nos últimos anos, se afastou do dia a dia de seu maior sucesso. Está retomando agora.

Notícias da TV apurou que Boninho se reúne quase diariamente com o diretor-geral do programa, Rodrigo Dourado, e com mais três profissionais da cúpula do BBB, para definir número de participantes, perfis do elenco e planilhas orçamentárias. Nos dois últimos anos, os encontros eram semanais.

Outra evidência de que o diretor voltou a controlar mais o BBB veio de suas redes sociais. Na quarta-feira (26), Boninho fez uma publicação no Instagram com uma imagem enigmática com o texto "50/50", e colocou uma legenda em que dava pistas do que está acontecendo nos bastidores da atração. "Vem por aí o BBB20! Parece que foi ontem que começamos essa loucura. E comemorando esse número, vamos começar a dar dicas do que vai ser!", escreveu.

A informação agitou as redes sociais, e internautas logo levantaram a hipótese de uma edição com metade de ex-participantes e metade de novos brothers. Mas Boninho negou essa possibilidade. Nas edições anteriores, ele só passava a comentar ou responder perguntas de seus seguidores dois ou três meses antes do BBB entrar no ar.

BBB estreia em 20 de janeiro

Com a estreia de BBB20 prevista para 20 de janeiro de 2020, a equipe de produção quase não recebe informações sobre as decisões tomadas por Boninho e seus diretores. Tudo é  mantido em sigilo para evitar o vazamento de informações. A principal orientação aos produtores é selecionar candidatos com potencial de brothers e sisters, ou seja, que têm a cara do programa, sem pensar em números fechados.

Goiânia e Campo Grande, respectivamente, tiveram suas seletivas no início de junho. As próximas etapas são Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Edição polêmica

O BBB19 foi uma edição marcada por polêmicas e por duas expulsões, mas isso não foi o suficiente para manter a repercussão e o ibope nos níveis de 2018. Em São Paulo, teve média de 20,3 pontos, a pior de sua história. No ano anterior, a média foi de 25,8.

Seu elenco tentava evitar barracos. Teve mais problemas com a língua solta. Aconteceram vários comentários  de cunho racista e de intolerância religiosa. Maycon Santos, Paula von Sperling e Hariany Almeida foram os participantes que estiveram no centro das polêmicas.

A advogada Paula foi a campeã do BBB19. Mal saiu do confinamento, teve que prestar depoimento na polícia para o inquérito que a investigava por preconceito e intolerânica religiosa contra o colega Rodrigo França. Ela foi indiciada e poderá ser processada criminalmente por injúria, que pode dar de um a três anos de prisão, além de multa correspondente ao crime cometido

Vanderson Brito foi expulso na segunda semana por ter sido investigado por estupro, lesão corporal e importunação ofensiva ao pudor após denúncias de três mulheres à Polícia Civil do Acre. Meses depois, o processo foi arquivado, mas o biólogo ainda é investigado por lesão corporal e importunação ofensiva.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.