Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONFLITOS NOS BASTIDORES

De expulsão a depressão: Como Renascer foi problemática a três atores consagrados

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos dos atores Tautaturgo Ferreira, Adriana Esteves e Osmar Prado em Renascer

Tautaturgo Ferreira, Adriana Esteves e Osmar Prado em Renascer; eles tiveram problemas com a novela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2024 - 9h00

A primeira versão de Renascer (1993) fez grande sucesso na Globo e se tornou um marco muito positivo para atores que, nos anos seguintes, construíram carreiras sólidas na teledramaturgia, como Patrícia França, Marco Ricca e Leonardo Brício. A trama, no entanto, não rendeu lembranças boas para todo o elenco. Alguns profissionais tiveram sérios problemas nos bastidores e precisaram se afastar da Globo.

Adriana Esteves é o caso mais emblemático. A atriz ainda dava os primeiros passos na TV quando interpretou Mariana. A personagem foi muito julgada pelo público pela sua conduta, por seduzir tanto José Inocêncio (Antonio Fagundes) quanto João Pedro (Marcos Palmeira). Ao mesmo tempo, Adriana foi criticada por sua atuação. A repercussão negativa a deixou muito mal.

Em entrevista à Globo, a atriz falou sobre esta experiência. "Essa personagem foi dificílima para mim. Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Mas acho que consegui. Aprendi muito com esse trabalho. Posso dizer que o que me fez querer me jogar nessa aventura teatral foi a necessidade de vida na arte. E foi a novela que despertou em mim essa necessidade", explicou.

Por conta do trauma, Adriana recusou um papel no remake --ela chegou a ser convidada para interpretar Jacutinga. As críticas por conta de Mariana afetaram a saúde mental da atriz.

"Eu havia me separado, comecei a fazer uma novela atrás da outra, com personagens grandes, ganhei exposição e tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda. E aí veio a depressão", afirmou em entrevista à revista Marie Claire.

"Passei pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo. Foram os anos mais difíceis da minha vida", revelou. A atriz passou anos afastada da Globo e voltou a interpretar uma protagonista só em 1996, em A Indomada.

Atores afastados

Quem também saiu da emissora após Renascer foi Taumaturgo Ferreira. Ele interpretou José Venâncio, um dos filhos problemáticos de José Inocêncio. A atuação, o tom e a construção do personagem, no entanto, desagradaram ao autor e à direção da novela.

Assim, foi decidido que José Venâncio seria retirado da trama, e Ferreira consequentemente acabou "expulso" da história. Em seu desfecho, Venâncio morreu numa tocaia.

"Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio", disse ele ao jornal O Globo.

"Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido", acrescentou.

Osmar Prado, um dos atores mais respeitados e consagrados de sua geração, também teve problemas em Renascer. Intérprete de Tião Galinha, ele foi muito elogiado e até premiado por sua performance, mas também foi convidado a se retirar da novela.

O ator deu sua versão do que aconteceu em entrevista à revista Caras, em 2015: "Durante a novela, tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando", falou.

"Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou. Aí falei para o [diretor] Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna", complementou.

Após este episódio, Prado também passou anos longe da Globo e só retornou em 1998, na novela Meu Bem Querer.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.