Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA TEMPORADA

Unidade Básica: Série nacional deixa elenco em conflito ao retomar pandemia na TV

Divulgação/Universal TV

Ana Petta e Caco Ciocler usam máscaras em um cenário que simula um posto de saúde

Ana Petta e Caco Ciocler são os protagonistas de Unidade Básica: terceira temporada estreia neste domingo (1º)

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2023 - 12h00

Lançada em 2016, a série brasileira Unidade Básica finalmente estreia sua terceira temporada neste domingo (1º), às 21h30, no canal Universal TV. O segundo ano entrou no ar em 2020, quando hospitais colapsavam pelo excesso de pacientes com sintomas de Covid --mas o tema acabou ficando de fora, já que os episódios estavam prontos quando a crise ocorreu. Assim, os novos capítulos da produção fazem uma viagem no tempo e jogam personagens e público de volta na pandemia, uma decisão que deixou elenco e equipe receosos.

"Para ser sincero, essa foi uma questão que a gente se colocou muito. Eu confesso a você que era uma preocupação minha. [Questionei:] 'Pô, a gente vai falar de coronavírus agora? Será que as pessoas estão a fim de relembrar a pandemia, caraca?'", questiona Caco Ciocler, que vive o doutor Paulo, em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

Apesar dos questionamentos iniciais, o ator se deu por vencido e agora enxerga que era a hora certa de abordar o tema. "Acabou que foi superlegal a gente ter levantado essa questão. Eu acho que a série aposta, justamente porque a gente já tem um certo distanciamento, que agora dá para olhar o que foi tudo aquilo, o que foi a chegada da pandemia."

E a série mostra algo muito bonito, uma noção de que os próprios médicos foram pegos por algo que nunca tinham vivenciado. Porque a gente sempre acha que o médico sabe o que fazer, mas ali não, ninguém sabia! Então é bonito acompanhar essa equipe, que nas duas temporadas anteriores resolvia todos os problemas, mas agora está um pouco perdida, apanhando da pandemia. Isso humanizou os personagens.

Os novos episódios começam logo com a descoberta do primeiro caso no Brasil, mas a equipe pensa que, como o público já viveu tudo aquilo e sabe que o desfecho é positivo, essa volta ao passado será menos traumática. Ana Petta, criadora da série e intérprete da doutora Laura, inclusive, adianta que o último capítulo terá um final feliz com um sabor especial.

"Acho que a gente pode contar isso, não vai ser bem um spoiler. A temporada termina com a primeira vacina. E quem vai vacinar na ficção é justamente a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil, a enfermeira Mônica [Calazans]. Então tem esse fechamento de ciclo que é muito bonito", diz a artista.

Mas Paulo e Laura não terão vida fácil até a imunização ser aplicada. Além dos pacientes com Covid e da incerteza da pandemia, eles precisarão lidar com a chegada de Mariano (Marat Descartes), novo gerente da unidade. "Ele é negacionista, então a gente também toca nessa questão da negação da ciência, tem um pouco de tudo que a gente viveu de verdade ali", adianta Ana, que cai na risada quando a reportagem aponta que o Brasil também precisou lidar com um "gerente" negacionista no auge da crise. "É um registro ficcional que poderia servir como um retrato histórico para o futuro", concede a atriz.

O casal de protagonistas também enfrentará uma crise no romance com a aparição de Waldir (Rodrigo dos Santos), médico que trabalha no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e vai para a UBS buscar pacientes em estado grave. Será a deixa para a construção de um triângulo amoroso.

Os atores ressaltam, porém, que Unidade Básica não vai trocar os pacientes de postinho por dramas de vida ou morte apenas porque o coronavírus é o tema principal da temporada. "Esse é um dos nossos diferenciais, não é porque estamos na pandemia que vai virar uma série de emergência médica. Claro que temos isso também, mas não perdemos nossa essência. A gente não cedeu a essa tentação", aponta Ciocler, que ressalta que outras atrações do gênero já abordam essa parte de cirurgias, transplantes e afins muito bem. 

Ao todo, a terceira temporada de Unidade Básica conta com oito episódios inéditos, que serão exibidos sempre aos domingos, às 21h30, no Universal TV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.