Há oito anos
Divulgação/TV Globo
Ana Maria Braga em cena de barraco entre empreguetes e patroas na novela Cheias de Charme (2012)
REDAÇÃO
Publicado em 16/4/2020 - 5h13
Há exatos oito anos, estreava Cheias de Charme (2012), novela das sete que mantém até hoje o posto de trama mais vista da década na Globo. Além do elenco, os autores colocaram vários famosos para trabalharem no folhetim. Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, por exemplo, tiveram que lidar com barracos e xingamentos das personagens. Com muita música e um segredo guardado até o fim, Cheias de Charme fez sucesso.
A história começou com as três empregadas protagonistas, Penha (Taís Araujo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) se conhecendo na cadeia, após terem arrumado confusões em seus respectivos núcleos. A partir dali, elas decidiram se unir em busca de dias melhores.
Nessa jornada, formaram o grupo musical Empreguetes e lançaram o hit Vida de Empreguete. A Globo usou essa forte veia musical da novela como uma oportunidade de fazer ações transmídia, ou seja, que extrapolassem a tela da TV e a trama da novela.
O clipe de Vida de Empreguete foi lançado na internet antes de ir ao ar na emissora, e rapidamente fez sucesso. Foram mais de 12 milhões de acessos ao vídeo no site da novela, que também recebeu milhares de vídeos e mensagens de fãs que apoiavam o grupo fictício, segundo o Memória Globo.
O sucesso das Empreguetes também foi divulgado em outros programas da Globo. No Mais Você, as três protagonistas foram colocadas frente a frente com as ex-patroas, para supostamente dialogarem. O que aconteceu, na verdade, foi uma cena de barraco, com Ana Maria Braga tentando acalmar os ânimos.
Elas também se apresentaram no Encontro com Fátima Bernardes e no Vídeo Show. Rosário cantou com Fabian (Ricardo Tozzi) no Caldeirão do Huck, e Chayene (Claudia Abreu) fez seu show no Domingão do Faustão e no Esquenta!. Todos os apresentadores interagiram com as loucuras das personagens.
A produção também fez vários esquemas para que as Empreguetes e Chayene dividissem palcos e contracenassem com grandes cantores nacionais, como Michel Teló, Marcelo D2, Zezé di Camargo e Luciano, Alcione, Luan Santana e Ivete Sangalo, que foi chamada de Inveja Sangalo por Chayene.
divulgação/Globo
Cena em que Fabian e Inácio (Ricardo Tozzi) revelaram o segredo sobre serem tão parecidos
Além das Empreguetes e da vilã de Claudia Abreu, que na trama era uma piauiense que se tornou fenômeno da música brega, a novela ainda tinha mais um popstar: o cantor sertanejo Fabian, conhecido como príncipe das domésticas, seu maior público.
Durante toda a trama, a semelhança entre ele e Inácio (Ricardo Tozzi) era muito evidente e causava mistério. Até que, no penúltimo capítulo, o segredo dos dois foi revelado.
Fabian e Inácio não eram gêmeos. Mas, no passado, o sósia havia sofrido um acidente que deixou seu rosto desfigurado. Sua namorada na época era "fabianática" e entregou para o cirurgião plástico uma foto de Fabian, para que o rosto de Inácio fosse reconstituído daquele jeito.
Nada fez muito sentido nessa trama, mas a novela terminou bem mesmo assim, no que diz respeito a crítica, recepção do público e audiência. Cheias de Charme teve média geral de 30,0 pontos no Ibope da Grande São Paulo, e nenhuma outra novela das sete conseguiu bater esse número desde então. Bom Sucesso (2019) e Pega Pega (2017) foram as que chegaram mais perto, com médias gerais de 28,8 pontos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Ana Maria Braga
Cheias de Charme
Cláudia Abreu
Isabelle Drummond
Leandra Leal
Ricardo Tozzi
Taís Araujo
Resumo de Cheias de Charme: Capítulos da novela da Globo - 30 a 31/8
Sexta, 30/8
Rosário chega a tempo e as Empreguetes cantam juntas novamente. Chayane e Fabian promovem namoro midiático. Elano pede Cida em casamento. Penha vai para Recife ver Gilson. Cida ganha o julgamento contra Ernani e Sônia. Chayene declara seu ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.