Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Há oito anos

De barraco com Ana Maria Braga a segredo no final: Cheias de Charme causou na Globo

Divulgação/TV Globo

Ana Maria Braga em cena de barraco entre empreguetes e patroas na novela Cheias de Charme

Ana Maria Braga em cena de barraco entre empreguetes e patroas na novela Cheias de Charme (2012)

REDAÇÃO

Publicado em 16/4/2020 - 5h13

Há exatos oito anos, estreava Cheias de Charme (2012), novela das sete que mantém até hoje o posto de trama mais vista da década na Globo. Além do elenco, os autores colocaram vários famosos para trabalharem no folhetim. Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, por exemplo, tiveram que lidar com barracos e xingamentos das personagens. Com muita música e um segredo guardado até o fim, Cheias de Charme fez sucesso.

A história começou com as três empregadas protagonistas, Penha (Taís Araujo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) se conhecendo na cadeia, após terem arrumado confusões em seus respectivos núcleos. A partir dali, elas decidiram se unir em busca de dias melhores.

Nessa jornada, formaram o grupo musical Empreguetes e lançaram o hit Vida de Empreguete. A Globo usou essa forte veia musical da novela como uma oportunidade de fazer ações transmídia, ou seja, que extrapolassem a tela da TV e a trama da novela.

O clipe de Vida de Empreguete foi lançado na internet antes de ir ao ar na emissora, e rapidamente fez sucesso. Foram mais de 12 milhões de acessos ao vídeo no site da novela, que também recebeu milhares de vídeos e mensagens de fãs que apoiavam o grupo fictício, segundo o Memória Globo.

O sucesso das Empreguetes também foi divulgado em outros programas da Globo. No Mais Você, as três protagonistas foram colocadas frente a frente com as ex-patroas, para supostamente dialogarem. O que aconteceu, na verdade, foi uma cena de barraco, com Ana Maria Braga tentando acalmar os ânimos.

Elas também se apresentaram no Encontro com Fátima Bernardes e no Vídeo Show. Rosário cantou com Fabian (Ricardo Tozzi) no Caldeirão do Huck, e Chayene (Claudia Abreu) fez seu show no Domingão do Faustão e no Esquenta!. Todos os apresentadores interagiram com as loucuras das personagens.

A produção também fez vários esquemas para que as Empreguetes e Chayene dividissem palcos e contracenassem com grandes cantores nacionais, como Michel Teló, Marcelo D2, Zezé di Camargo e Luciano, Alcione, Luan Santana e Ivete Sangalo, que foi chamada de Inveja Sangalo por Chayene.

divulgação/Globo

Cena em que Fabian e Inácio (Ricardo Tozzi) revelaram o segredo sobre serem tão parecidos


Segredo no final

Além das Empreguetes e da vilã de Claudia Abreu, que na trama era uma piauiense que se tornou fenômeno da música brega, a novela ainda tinha mais um popstar: o cantor sertanejo Fabian, conhecido como príncipe das domésticas, seu maior público.

Durante toda a trama, a semelhança entre ele e Inácio (Ricardo Tozzi) era muito evidente e causava mistério. Até que, no penúltimo capítulo, o segredo dos dois foi revelado.

Fabian e Inácio não eram gêmeos. Mas, no passado, o sósia havia sofrido um acidente que deixou seu rosto desfigurado. Sua namorada na época era "fabianática" e entregou para o cirurgião plástico uma foto de Fabian, para que o rosto de Inácio fosse reconstituído daquele jeito.

Nada fez muito sentido nessa trama, mas a novela terminou bem mesmo assim, no que diz respeito a crítica, recepção do público e audiência. Cheias de Charme teve média geral de 30,0 pontos no Ibope da Grande São Paulo, e nenhuma outra novela das sete conseguiu bater esse número desde então. Bom Sucesso (2019) e Pega Pega (2017) foram as que chegaram mais perto, com médias gerais de 28,8 pontos.

Resumos Semanais

Cheias de Charme: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/4

Sexta, 19/4 (Capítulo 35)
Brunessa vê Rodinei com Cida. Otto e Ernani se encontram, mas Conrado é assunto proibido. Brunessa rouba beijo de Rodinei e Cida vê. Elano interrompe audição de clipe e joga CD no lixo. Socorro vê e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.