Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA

Contra A Fazenda 12, A Força do Querer vira novela das onze e irrita telespectadores

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Paolla Oliveira com farda policial e expressão fechada em cena como Jeiza, em A Força do Querer, da Globo

Paolla Oliveira como Jeiza em A Força do Querer: novela das nove nunca acabou tão tarde na Globo

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 26/11/2020 - 7h10

A "novela das nove" nunca acabou tão tarde. Na surdina, sem um anúncio oficial de mudança de horário, a Globo tem prolongado A Força do Querer cada vez mais, com capítulos chegando ao fim depois das 23h. Alguns telespectadores estão irritados com a medida, que faz parte de uma estratégia para minimizar os efeitos do sucesso de A Fazenda 12.

Nas últimas 12 ocasiões em que a trama dessa faixa terminou mais tarde, considerando a programação que vai ao ar para a rede (em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro), nove aconteceram depois que o reality da Record começou.

A primeira vez foi em 18 de setembro, dez dias depois da início da atração de Marcos Mion. Naquela ocasião, no entanto, ainda não era uma ação direta da Globo contra os confinados da rival, já que a noite foi marcada pelo desfecho da reprise de Fina Estampa, que ficou no ar de 21h40 até 23h20.

Em outubro, A Força do Querer teve dois capítulos exibidos até depois das 23h. Esse número triplicou em novembro. Neste mês, a trama de Bibi Perigosa (Juliana Paes) já entrou na faixa de "novela das 23h" em seis ocasiões.

A mais recente foi na terça-feira (24), quando o folhetim começou apenas às 21h43 e ficou no ar até 23h13. Como consequência desse prolongamento, a novela anotou 30,0 pontos, a pior média de uma terça-feira em seis semanas na Grande São Paulo. 

Além de A Fazenda 12, a Globo tentou (e conseguiu) evitar uma derrota no Rio de Janeiro para a transmissão de Racing x Flamengo pela Libertadores no SBT. Entre os paulistas, no entanto, o The Voice Brasil, que foi exibido mais tarde, perdeu público, teve a pior média da história e ficou atrás da Record.

Antes do reality da rival virar um fenômeno no fim de noite, a Globo só se utilizava do expediente de esticar a novela das nove até depois das 23h em raras ocasiões.

Em 2020, por exemplo, só havia acontecido em 24 de abril, quando o Jornal Nacional acabou apenas às 22h06 por conta do pedido de demissão do então ministro Sergio Moro do governo do presidente Jair Bolsonaro. Por conta disso, Fina Estampa foi ao ar até 23h09. 

No ano passado, quando a edição de A Fazenda não incomodou em nada a Globo e sofria contra o SBT, a novela das nove terminou depois das 23h em apenas duas ocasiões: no último capítulo e na reprise do desfecho de A Dona do Pedaço, em 22 e 23 de novembro.

A temporada 2020 do reality da Record acaba apenas em 17 de dezembro. Até lá, A Força do Querer será a única da solução da Globo para tentar conter derrotas de seus programas de fim de noite para a rival.

Apesar de ser uma arma até certo ponto eficiente contra a concorrência, a "edição especial" da trama de Gloria Perez passa longe de ser um sucesso. No ar há dez semanas, a novela está com média de apenas 29,2 pontos na Grande São Paulo, o pior ibope da faixa desde O Sétimo Guardião (2018), que fechou com 28,8.

O maior incomodado com a mudança de horário é o público do horário mais nobre da TV, acostumado a acompanhar folhetins que começavam antes das 21h30 e acabavam, no máximo, às 22h45.

Confira abaixo algumas reclamações de telespectadores contra essa estratégia da Globo:


Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.