Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM OPORTUNIDADES

Fernando Vanucci morreu triste com a mídia e com os seus colegas

REPRODUÇÃO/REDE BRASIL DE TELEVISÃO

Fernando Vanucci na vinheta de Natal da Rede Brasil em 2019

Fernando Vanucci na vinheta de Natal da Rede Brasil, em 2019; jornalista confidenciou mágoa com ex-colegas

ELBA KRISS e LI LACERDA

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 26/11/2020 - 7h00

Fernando Vanucci (1951-2020) teria morrido descontente e magoado com os colegas de profissão, que não lhe estenderam a mão nos últimos anos. O apresentador trocava confidências com os poucos amigos da área, a quem assumia seu desânimo e falava sobre as frustrações no trabalho. É o que revela a jornalista Fernanda Alves, 45 anos, com quem o comunicador costumava desabafar. "Ele estava em um momento depressivo, triste e chateado com a mídia", lamentou.

Em declaração enviada para o Notícias da TV, a jornalista, que mantém o site FeFala, se disse indignada o fato do amigo ter sua carreira exaltada após a sua morte. Para ela, em vida, os colegas que hoje choram a perda não ajudaram como o profissional merecia.

"Eu e o Vanucci éramos muito amigos, confidentes. Um jornalista esportivo tão querido e competente foi trabalhar em uma emissora pequena [Rede Brasil], que eu indiquei a ele, por falta de opção e oportunidades. Passou por várias emissoras, inclusive a Globo. Não tinha mais notas positivas em seu favor na mídia", escreveu.

"A Rede Brasil atrasava o seu salário, assim como atrasava o meu quando eu trabalhava lá também. Precisou ele morrer para ser notícia positiva e ser lembrado em todos os sites, incluindo a Globo, que o mandou embora por causa de uma bolacha. Triste. Triste demais. Em nossas últimas conversas, ele estava se sentindo sozinho, falava que 'me amava' e nunca tivemos nada. Era carência mesmo. Sinto demais por tudo", completou.

Fernanda era amiga de Vanucci há mais dez anos. Colegas de profissão, começaram uma amizade pelas redes sociais. Segundo ela, que também já foi funcionára da RBTV, ele já estava em uma fase turbulenta na carreira.

A jornalista Fernanda Alves em live para seu Instagram em novembro último

"Ele morava em Alphaville e tinha um custo de vida alto. Falava que estava difícil. Eu falei: 'Tem uma emissora pequena, a Rede Brasil. Vou te dar o telefone do dono [Marcos Tolentino da Silva] e você vê se consegue alguma coisa. Não sei se ele falou naquela época porque só retomamos contato agora em 2019 e ele já estava empregado na Rede Brasil, mas com os problemas que eu também sempre tive: o atraso de salário", contou ao Notícias da TV.

Os dois se reencontraram no Facebook em dezembro do ano passado, quando Fernanda, que estava lançando seu site, o procurou para pedir uma entrevista. O amigo prontamente atendeu. Desde então, Vanucci passou a trocar confidências com a colunista.

A reportagem teve acesso às mensagens enviadas pelo apresentador. Em 19 de dezembro, ele revelou que estava com o salário atrasado na Rede Brasil. "Pequenas melhoras [na Rede Brasil]. Mas você sabe como é aquela emissora. Tudo é difícil. Mas, pessoalmente, estou bem. Não sei se soube, tive um infarto em abril deste ano. Mas estou ótimo", inicia. "Ainda não recebi outubro", completou.

Dois dias depois, em 20 de dezembro, Vanucci enviou uma nova mensagem para a jornalista. Dessa vez, para celebrar o pagamento. "Aleluia. A TV me pagou (risos)", comentou.

Fernanda conta que o jornalista se sentia sozinho e sem amigos. "Ele vivia no Facebook. Não era nem no Instagram. Ele sempre entrava no inbox [caixa de mensagem] e comentava. Era mais falando do trabalho e das dificuldades que vinha passando", desabafa.

"Vanucci era uma pessoa do bem. Sinto demais ver a repercussão da morte dele. Falaram na morte o que não fizeram em vida. Ele passava por necessidades absurdas por falta de oportunidade", observa.

Fernanda não poderá se despedir do profissional. Ela testou positivo para Covid-19 e está em recuperação. O velório de Vanucci será aberto ao público e acontecerá nesta quinta-feira (26), no salão nobre da sede Botafogo de Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Sulacap, às 15h. O momento será restrito apenas para a família.

Procurada, a assessoria de imprensa da Rede Brasil não retornou aos contatos da reportagem até o fechamento deste texto.

Jornalista aplaudido

Vanucci foi um dos comunicadores esportivos mais renomados da televisão brasileira. Ele teve passagem de destaque pela Globo, onde comandou o Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Hoje, um quadro no Fantástico com os gols da rodada, entre outros. Foram mais de 20 anos na emissora. Também passou por Band, RedeTV e Record.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo familiares, ele não se sentiu bem na manhã de terça-feira (24) e foi levado a um pronto-socorro de Barueri, onde morreu. O apresentador havia sofrido um infarto em abril de 2019 e, posteriormente, teve de colocar um marca-passo. Ele sofria problemas cardíacos havia 14 anos.

Veja homenagem de Fernanda Alves sobre Fernando Vanucci:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.