ONDE ANDAM?
FABIO ROCHA/TV GLOBO
O diretor Gustavo Fernández com Malu Mader e Marcos Palmeira nos bastidores de Renascer
Malu Mader entra em Renascer na próxima semana com seu talento e sua experiência no papel de uma mulher madura empoderada: Aurora é diretora de governança ambiental, social e corporativa de uma grande empresa. Ela vai atrás dos conhecimentos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) porque tem como compromisso implementar um sistema resiliente em fazendas, capaz de suportar a instabilidade gerada pelos extremos climáticos.
Com a chegada da personagem, a novela das nove da Globo se conecta com um tema que passou a ser ainda mais debatido no noticiário e em toda a sociedade após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
Fora do enredo da novela, a escalação da atriz representa algo além. Traz para a TV uma intérprete que tem carisma, que é um rosto conhecido por diferentes gerações e, acima de tudo, que agrega alto valor à produção justamente por ter repertório, uma trajetória de sucessos.
O que se vê atualmente nos folhetins é uma grande repetição de atores ou uma enxurrada de caras novas. A renovação precisa ser constante, mas é importante ter alicerces em cena como Malu Mader, que estava havia oito anos sem fazer uma novela inteira --a última tinha sido Haja Coração (2016).
Infelizmente, ela não é a única veterana que está longe dos folhetins. Com as mudanças nos contratos de artistas na Globo, nomes consagrados não fazem mais parte do casting da emissora, que fechou a mão para supercachês e, em contrapartida, não é mais atraente para muitas estrelas.
estevam avellar/tv globo
Patricia Pillar não faz novela inteira há seis anos
Mesmo com a diversidade de projetos nas plataformas de streaming, muitas atrizes só podem ser vistas no teatro. Confira abaixo sete exemplos femininos que fazem falta na teledramaturgia brasileira:
Na casa dos 70 anos, Irene Ravache, Vera Holtz e Rosi Campos são exemplos de intérpretes para lá de boas que estão fora da TV há anos. A última novela de Irene Ravache foi a espírita Espelho da Vida (2018). Ela fez somente uma participação especial em Éramos Seis (2019) no ano seguinte, como homenagem à dona Lola que havia interpretado em 1994.
Já Vera Holtz fez por último uma participação em Amor de Mãe (2019), mas já tem seis anos que ela não é escalada para uma trama inteira, desde Orgulho e Paixão (2018). E Rosi Campos trabalhou em A Dona do Pedaço (2019) antes de sumir da TV --ela vai voltar em A Caverna Encantada, do SBT.
Na casa do 60 anos, Patricia Pillar, musa de toda uma geração, fez Onde Nascem os Fortes em 2018, além de uma aparição relâmpago em Salve-se Quem Puder (2020). A beldade, que já tinha diminuído os trabalhos televisivos na década passada, não deu as caras nas novelas nos últimos anos.
Gisele Fróes completará 60 anos em setembro e está longe dos folhetins desde 2017, quando viveu a Cândida de A Força do Querer. Totia Meireles é outra veterana que está há cinco anos fora das novelas. A última que ela fez foi Verão 90 (2019).
Gabriela Duarte representa as cinquentonas com cara de menina que também estão longe da teledramaturgia. Com papéis marcantes como a mocinha de Por Amor (1997), a atriz não faz novela desde 2018, quando fez parte do elenco de Orgulho e Paixão.
Ela é um dos exemplos das intérpretes dessa faixa etária longe dos folhetins, assim como Claudia Abreu --no ar na reprise de Cheias de Charme (2012), Cacau não faz uma novela inteira desde a fracassada A Lei do Amor (2016).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Gabriela Duarte
Gisele Fróes
Haja Coração
Irene Ravache
Malu Mader
Marcos Palmeira
Novela das Nove
Patricia Pillar
Renascer
Rosi Campos
Totia Meireles
Vera Holtz
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.