Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA LUÍSA MENDONÇA

Quem foi Buba em Renascer em 1993? Atriz ficou marcada para sempre pelo papel

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gabriela Medeiros com expressão séria em cena de Renascer

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer; em 1993, personagem foi interpretada por Maria Luisa Mendonça

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 8/3/2024 - 14h00

Gabriela Medeiros está estreando na TV como a Buba do remake de Renascer. Em 1993, a atriz que interpretou a personagem também era novata na teledramaturgia: Maria Luisa Mendonça. Ela conseguiu destaque no papel e seguiu carreira na Globo e no teatro, mas admite que até hoje é lembrada por seu trabalho na novela de Benedito Ruy Barbosa.

A Buba interpretada por Maria Luisa (que é uma mulher cis), no entanto, era diferente da Buba atual. Na época, a personagem era intersexo (pessoa que nasce com os órgãos genitais masculino e feminino).

Já na versão atual da novela, tanto Buba quanto Gabriela são mulheres trans. Pessoas trans são aquelas que se identificam com gêneros diferentes dos quais foram designadas no nascimento, por meio dos órgãos genitais.

No decorrer da novela, em 1993, Buba enfrentou preconceito e teve cenas difíceis ao falar sobre sua sexualidade e orientação de gênero. O papel não foi fácil para Maria Luisa, mas ela explicou que tentou conferir humanidade à personagem para que ela fosse acolhida pelo público.

"Eu a fiz doce, carismática. Hoje, ouço pessoas dizendo que aquele trabalho repercutiu para muita gente que se sentia assim, se identificava ou não sabia o que era, mas percebia que tocávamos em uma coisa que não era o padrão estabelecido. Discutimos gênero, mas também o amor", declarou a atriz em entrevista ao jornal O Globo.

"Sinto muito orgulho por ter feito essa personagem. Desejo que a Gabriela passe a ser tão lembrada quanto ainda sou pela interpretação da Buba", afirmou Maria Luisa em entrevista ao jornal Extra.

Por meio de seu perfil no Instagram, Maria Luisa Mendonça ainda fez um post no qual elogiou a atuação de Gabriela Medeiros. "Quanta delicadeza na construção dessa personagem tão maravilhosa! Me vieram muitas memórias bonitas e muito orgulho de te assistir. Te desejo uma linda jornada de trabalho repleta de belos afetos", declarou.

Após Renascer, a atriz de 54 anos atuou em várias novelas e séries da Globo, como Corpo Dourado (1997) e Senhora do Destino (2004). Seu trabalho mais recente na emissora foi Verdades Secretas 2 (2021). Atualmente, ela concilia o trabalho de atriz com o de artista plástica. Neste ano, Maria Luisa aparecerá no filme Meu Casulo de Drywall e na série Americana, do Star+.

reprodução/tv globo

Maria Luisa como Buba em Renascer

Final de Buba em Renascer

Na primeira versão de Renascer, após a morte de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), Buba foi morar na fazenda de José Inocêncio (Antonio Fagundes). Ela se envolveu com José Augusto (Marco Ricca) e ainda adotou o filho de Teca (Palomma Duarte).

A adolescente, no entanto, se arrependeu de sua decisão de entregar seu bebê à psicóloga e voltou a procurá-la. As duas, então, decidiram criar a criança juntas e viverem na fazenda como uma nova família.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.