Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FINAL EMOCIONANTE

Como José Inocêncio morre na novela Renascer? João Pedro perdoa o pai no final

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira está com expressão séria em cena como José Inocêncio na novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; protagonista morre no final da novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2024 - 21h20

Com o juramento feito aos pés do jequitibá e a proteção do diabinho na garrafa, José Inocêncio (Marcos Palmeira) ainda escapará da morte mais algumas vezes em Renascer. O protagonista só sucumbirá no último capítulo da novela das nove, quando João Pedro (Juan Paiva) tirar o facão do fazendeiro dos pés da árvore gigante. O rapaz ainda perdoará o pai no leito da morte em uma sequência que promete emocionar o público.

No remake, Inácia (Edvana Carvalho) já tem relatado premonições sobre como será a morte do patrão. A cozinheira sonhou justamente que João Pedro dava uma facada no patriarca, enquanto Mariana (Theresa Fonseca) observava tudo à distância.

Se a adaptação seguir à risca a novela exibida em 1993, será mesmo o caçula quem empurrará o protagonista para a morte --mas por um bom motivo.

Na versão original, José Inocêncio (Antonio Fagundes) levou um tiro numa tocaia e teve de usar cadeira de rodas na reta final. Já com a saúde debilitada, o fazendeiro sofreu um acidente quando voltava da cidade.

Teimoso e cansado, ele não quis receber tratamento e agonizou no leito de morte. Ainda começou a delirar e pediu para João Pedro (Marcos Palmeira) chamar Maria Santa (Patrícia França). "Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho", estranhou o jovem, que sempre se culpou pela morte da mãe.

Ao notar o sofrimento do pai em não conseguir partir, o caçula foi procurar o facão do produtor de cacau nos pés do jequitibá. Ele pediu a ajuda da mãe para achar o objeto e desenterrá-lo.

João Pedro perdoa José Inocêncio

Depois, João entregou o facão para José Inocêncio e justificou sua atitude. "Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito", desabafou.

Emocionado, o ricaço pegou o facão e agradeceu o filho. "Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá", afirmou o enfermo.

"Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho", chorou o mocinho. "A gente brigou tanto, meu filho", lembrou o protagonista. João ainda pediu perdão ao pai.

 "Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso", arrependeu-se Inocêncio, que morreu em seguida e reencontrou Santinha no Além.

Marcos Palmeira abraça Antonio Fagundes em Renascer (1993)

Reconciliação de João Pedro e José Inocêncio

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.