RECONCILIAÇÃO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Pedro (Juan Paiva) em cena de Renascer; rapaz sofrerá muito até reconciliação com o pai
João Pedro (Juan Paiva) tomará uma decisão drástica depois de flagrar a transa de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) em Renascer. O rapaz pedirá demissão e avisará que deixará a fazenda do pai --acirrando ainda mais as desavenças dos dois na novela das nove da Globo.
No capítulo desta terça (27), o caçula explicará ao produtor de cacau que deseja seguir o próprio caminho. "Pare de falá bobagem", retrucará o protagonista, desacreditado.
"Num é bobagem. Tô îno m'embora. É o que eu já divia de tê feito tem tempo", insistirá o enjeitado. "Se lhe dei a fazenda que cê mesmo escolheu?", estranhará o fazendeiro, citando a partilha de bens entre os filhos.
João deixará claro que é grato e até sugerirá que a propriedade fique com Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones). "Mas, então, qué ir embora por quê?", questionará Inocêncio.
"Eu tenho os meus motivo", desconversará o rapaz, sem querer entregar que viu um momento íntimo do pai com a madrasta. "E o que cê vai fazer da sua vida?", indagará o agricultor.
"Num sei, nem faço ideia... Mais deve de tê um lugar nesse mundo onde eu possa plantá minha alma e fincá meu facão que nem painho feiz quando chegô aqui", responderá o jovem.
Depois, Morena (Ana Cecília Costa) reclamará da decisão do protegido e dirá que Mariana é culpada pelas brigas de pai e filho. Só que João logo desistirá de ir embora. Ele ainda pedirá permissão de José Inocêncio para voltar a morar com ele.
Se o remake seguir à risca a primeira versão da novela, a reconciliação de pai e filho só acontecerá no último capítulo. Em 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) sofreu um acidente quando voltava da cidade na reta final.
Já com a saúde bastante debilitada, o fazendeiro rejeitou o tratamento e agonizou na cama. Ele começou a delirar e pediu para João Pedro (Marcos Palmeira) chamar Maria Santa (Patrícia França).
"Mainha? Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho", estranhou o caçula, que sempre se culpou pela morte da mãe. Ao perceber o sofrimento do pai em não conseguir partir, o rapaz foi desenterrar o facão do protagonista dos pés do jequitibá.
Ele fez questão de entregar o objeto para José Inocêncio. "Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito", chorou ele.
O ricaço pegou o facão e agradeceu o caçula. "Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá", afirmou. "Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho", desabafou João.
O caçula da família pediu desculpas pelas brigas com o patriarca. "Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso", arrependeu-se Inocêncio, que morreu em seguida.
Reconciliação de João Pedro e José Inocêncio
Além de se acertar com o pai, João Pedro também esqueceu Mariana (Adriana Esteves) de vez na novela original. Ele encontrou um novo amor nos braços de Sandra (Luciana Braga), herdeira do coronel Teodoro (Herson Capri) e dona Patroa (Eliane Giardini). O rapaz teve até uma filha com a jovem, que será vivida por Giullia Buscacio no remake.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.