Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PUBLI

Com audiência de novelas em baixa, Globo busca público em Instagram de fofoca

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Giovanna Antonelli com uma blusa verde e um casaco amarelo, fazendo um sinal de joia

Giovanna Antonelli em Quanto Mais Vida, Melhor!: Globo faz campanha no Instagram com novela

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2022 - 6h45

Em má fase de audiência com suas três novelas inéditas, a Globo tenta buscar o público perdido nas redes sociais. A emissora está em plena campanha no Instagram com páginas de fofoca e impulsionamento de postagens por causa da virada em Quanto Mais Vida, Melhor!, no ar no horário das sete.

O objetivo é fisgar o público jovem e tentar aumentar o engajamento dos folhetins. Nessa campanha, as contas fazem comentários sobre a novela com indicação de publicidade. A página Fofoquei, com mais de 6 milhões de seguidores, comentou sobre a trama de Mauro Wilson na semana passada.

O perfil faz parte da chamada Banca Digital, organização com 20 contas das redes sociais vendida pela Mynd8, agência de marketing responsável pelo gerenciamento de personalidades como Gil do Vigor, Gkay, Camilla de Lucas, Luccas Neto entre outras dezenas de artistas.

Recentemente, a Globo fez uma reportagem no Fantástico sobre a Gina Indelicada, que tem 10 milhões de seguidores. O influencer por trás do perfil faz parte da Banca e, meses atrás, a página fez ações para falar bem de Um Lugar ao Sol, novela das nove da Globo. 

Outro planejamento feito desta vez foi com influenciadores. A atriz Luiza Góes, que ficou famosa recentemente por fazer dublagens com cenas do BBB 22 e que já conta com mais de 138 mil seguidores no Instagram, imitou uma cena em que os quatro protagonistas do folhetim trocam de corpo e assumem lugares diferentes.

Em um dos vídeos, ela reproduz a interpretação de Vladimir Brichta, que faz Neném, ao assumir o espírito de Paula Terrare, feita por Giovanna Antonelli. A postagem teve cerca de 14 mil curtidas, um número até ínfimo se comparado ao público que a Globo costuma atingir diariamente. Foram ainda 2 mil comentários de seguidores. 

A Globo também adotou outra prática incomum em Quanto Mais Vida, Melhor!: impulsionamento de Stories de sua conta oficial no Instagram. Com uma chamada especial para para a rede social, como se fosse na televisão, a Globo atenta que a novela está em uma nova fase.

Até o momento, o esforço não se traduziu em números. Quanto Mais Vida, Melhor! marcou na semana passada média de 19,5 pontos na Grande São Paulo, principal mercado de televisão do Brasil. No ranking histórico das novelas da sete, a trama só tem mais Ibope que dois grandes fracassos: Além do Horizonte (2013) e Geração Brasil (2014). 

Procurada recentemente pelo Notícias da TV para falar sobre a relação com páginas no Instagram, a Globo respondeu: "A divulgação de qualquer produto da TV Globo, desde realities, novelas, séries ou programas de variedades, atende a estratégias individuais, e considerando os mais diversos formatos de mídias e as evoluções de uso desses formatos".

"As novelas seguem sendo conteúdo orgânico para os influenciadores, mas isso não impede que, em alguns momentos, atendendo a objetivos estratégicos e específicos de marketing, as relações com alguns influenciadores seja impulsionada", completou a emissora. 


Últimas de Quanto Mais Vida, Melhor!


Resumos Semanais

Quanto Mais Vida, Melhor: Resumo dos próximos capítulos da novela - 25 a 28/5

Quarta, 25/5 (Capítulo 159)
Guilherme e Neném chegam à padaria, mas não conseguem abrir a grade. Flávia perdoa Paula, que tenta fazer o parto da neta. Roni se diverte com Tina e Tigrão, mas fica apreensivo ao perceber uma movimentação ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.