BÁRBARA BORGES
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Bárbara Borges viveu Clarissa em Duas Caras (2007): personagem tinha dislexia na novela das nove
Duas Caras (2007) recentemente foi lançada no catálogo do Globoplay, e Bárbara Borges revelou um bastidor curioso da novela. Na época da escalação do elenco, a atriz fingiu saber o que era dislexia para não perder o papel de Clarissa. Logo em seguida, a artista afirmou que fez uma detalhada pesquisa para apresentar um bom trabalho.
Em entrevista ao Gshow, a intérprete deu detalhes da situação. Na época da escalação para o papel, ela conversou com o diretor Wolf Maya, que contou detalhes da personagem. A atriz preferiu fingir que sabia sobre dislexia para não perder a oportunidade.
Lembro que foi o Wolf Maya que me ligou para fazer o convite para a novela, e ele me falou: Bárbara, a sua personagem, Clarissa, vai ter dislexia. Eu nunca tinha ouvido falar em dislexia. Lembro que eu falei 'ah, é?' como se soubesse o que era, mas desliguei o telefone e fui correndo pesquisar!
Em Duas Caras, Clarissa é filha do casal Célia Mara (Renata Sorrah) e Antônio (Otávio Augusto). E, além de lidar com a dificuldade de aprender causada pelo distúrbio, a menina precisa enfrentar uma barra familiar.
Célia é escorraçada de casa após Antônio descobrir que ela tinha um caso com João Pedro (Herson Capri). Para piorar, a traição vem à tona graças a imprensa. O amante morre após ser vítima de uma bala perdida, e os jornais publicam uma foto da veterana ao lado do corpo do amado.
Por conta da aproximação de mãe e filha na ficção, Bárbara e Renata estudaram juntas sobre a dislexia. "Fomos até a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), tivemos contato com pessoas disléxicas, famílias… Saber que a personagem teria esse assunto tão importante para falar e pouco conhecido me marcou", relembrou Bárbara Borges.
Também por causa da dislexia, Clarissa tem problemas para se dedicar aos estudos e realizar seu sonho de se tornar juíza. Mas, Célia Mara a ajuda, e a menina consegue passar no vestibular para seguir na profissão.
"Eu lembro de receber e-mails de pessoas, de famílias que tinham dúvidas sobre aquele déficit, aquela dificuldade no aprendizado, na leitura, e que aí tiveram uma luz com a novela", finalizou a atriz.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.