Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

11 DE SETEMBRO

Sequestro de Silvio Santos e incêndio com Xuxa: Como era o mundo em 2001

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Silvio Santos e Patricia Abravanel após sequestro (à esq.); e cenário incendiado do Xuxa Park

Silvio Santos e Patricia Abravanel após sequestro (à esq.); e cenário incendiado do Xuxa Park (à dir.)

2001 ficou marcado como um ano de tragédias. O atentado terrorista às Torres Gêmeas em Nova York (EUA), que dizimou a vida de 2.996 pessoas, completa 20 anos neste sábado (11) e foi o caso mais aterrorizante da época, paralisando o planeta. Mas outras situações preocupantes ocorreram pelo mundo.

Só aqui no Brasil, em 2001 ocorreram "apagão" da energia elétrica, explosão de plataforma de petróleo, incêndio no cenário do programa de Xuxa na Globo e os sequestros de Silvio Santos e de Patricia Abravanel. Morreram personalidades importantes, como Cássia Eller (1962-2001) e Marcelo Fromer (1961-2001), e Herbert Vianna sofreu um acidente de ultraleve que o deixou paraplégico.

Outras tragédias acometeram o mundo, mas coisas boas e curiosas também ocorreram, principalmente na TV brasileira. Silvio Santos lançou o reality show Casa dos Artistas, Sandy estreou como protagonista de novela e Mel Lisboa provocou os telespectadores na pele da ninfeta Anita.

Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o mundo em 2001, o ano do atentado às Torres Gêmeas, em Nova York:

REPRODUÇÃO/tv GLOBO E REPRODUÇÃO/REDETV!

Sandy, Marieta Severo e Monique Evans

TV brasileira

Sandy quis dar sequência à carreira de atriz e estreou como protagonista de novela em Estrela Guia, em 12 de março; o seriado A Grande Família ganhou remake na Globo com Marieta Severo como dona Nenê, um dos papéis mais icônicos de sua carreira, em 29 de março; Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres estrearam em 1º de junho como Rui e Vani em Os Normais; Monique Evans apimentou as madrugadas com o Noite Afora, programa sobre sexo da RedeTV! lançado em 26 de junho; e o SBT parou o Brasil com a primeira temporada da Casa dos Artistas, a partir de 28 de outubro.

Um dos episódios mais chocantes, no entanto, não tinha relação com os lançamentos: um incêndio dominou o estúdio do programa Xuxa Park em 11 de janeiro, na Globo, deixando 26 feridos, alguns em estado grave. Se todas as 300 pessoas tivessem demorado cinco minutos a mais no local, certamente não sairiam vivas. O acidente causou diversos traumas a Xuxa Meneghel.

Tecnologia

A Apple revolucionou o mercado da música ao lançar o iTunes, em 9 de janeiro, e oito meses depois a primeira versão do iPod, que comportava até mil canções. No segundo semestre, foi a vez da Microsoft fazer barulho no mercado: lançou em outubro o Windows XP, e em novembro apresentou ao público o videogame Xbox.

Política

Em 6 de março, Mário Covas (1930-2001) morreu em decorrência de um câncer e foi substituído por seu vice na época, Geraldo Alckmin, que veio a se tornar o político que mais tempo permaneceu no cargo de governador de São Paulo: quase 14 anos no total. Nos Estados Unidos, George W. Bush assumiu a presidência em 20 de janeiro.

Economia

Em 2001, o governo federal recorreu a blecautes programados em todo o país para evitar o colapso do consumo de energia elétrica. Eventos noturnos, como shows e partidas de futebol, assim como a iluminação de vias públicas, foram suspensas. Em novembro, o Brasil ganhou a cédula de R$ 2.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Silvio Santos e Patricia após sequestro

Segurança pública

Em 18 de fevereiro, a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), promoveu a maior rebelião de presídios do país, envolvendo 29 estabelecimentos penais no Estado de São Paulo. Em agosto, Patricia Abravanel foi sequestrada, e uma semana depois seu pai foi mantido refém dentro da própria casa. Em 26 de novembro, o Carandiru registrou a maior fuga de presidiários de sua história, com 106 criminosos conseguindo escapar.

Tragédias

O atentado de 11 de setembro não foi o único episódio que aterrorizou os norte-americanos. Em outubro, o país registrou os primeiros casos de contaminação e morte por antraz, decorrentes de uma proliferação proposital em que o pó branco era enviado por meio de cartas. Diversos políticos entraram na mira dos responsáveis pelas correspondências contaminadas com o carbúnculo. Em 12 de novembro, o voo American Airlines 587, um Airbus A300, caiu no bairro do Queens, Nova York, matando 265 pessoas.

REPRODUÇÃO/TV BRASIL E DIVULGAÇÃO

Os cantores Cássia Eller e Herbert Vianna

Música

O Brasil chorou as mortes de Cássia Eller, em decorrência de um infarto, e de Marcelo Fromer, ex-integrante do Titãs, em um atropelamento. Por pouco a música não perdeu também Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso, vítima de um acidente de ultraleve que o deixou tetraplégico.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.