Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Brisa injustiçada em Travessia: Mocinha saco de pancadas foi o grande erro

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lucy Alves olha para Romulo Estrela com sorriso no rosto em cena romântica da novela Travessia

Brisa (Lucy Alves) com Oto (Romulo Estrela): mocinha tem última semana sem sofrência na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 4/5/2023 - 6h50

Travessia teve vários problemas. O começo cheio de furos foi um dos principais. Lucy Alves agarrou com maestria a sua protagonista, mas a atuação de uma mulher forte e guerreira muitas vezes não estava em sincronia com a própria história de Brisa.

Meter os pés pelas mãos ao tomar atitudes sem pensar está entre os erros da maranhense, mas a falha maior foi colocar na linha de frente da novela das nove da Globo uma mulher mergulhada em drama nos mais de 170 capítulos.

Por mais que os fãs do casal Brisoto corram para as redes sociais para xingar qualquer um que ouse falar mal de Brisa, ela não caiu no gosto do grande público. Ficar sem se comunicar com a família, mentir o nome e passar meses chorando na cadeia eram motivos para ter pena dela. Mas a resposta da audiência não foi tão empática.

Em 2023, o público quer reação rápida, deseja uma linda história de amor, não uma mulher sofrendo enquanto seu companheiro faz a fila andar. Os fãs já estavam implorando o beijo de Brisa e Oto (Romulo Estrela), enquanto a construção de Travessia ainda queria manter o que a autora Gloria Perez havia traçado para sua trama: um triângulo amoroso que não descartava Ari (Chay Suede) tão facilmente. Era para ele disputar Brisa com Oto até o final.

A novelista teve de alterar a rota. Para ter uma ideia da mudança, era para a maranhense engravidar de Ari, mas como ela iria passar nove meses grávida do arquiteto para só depois se acertar com Oto? Costura daqui, costura dali, e autora fez Brisa ter lindas cenas de romance com o hacker, mas estava presa ao passado, sem colocá-lo em primeiro lugar na sua vida.

Brisa grávida

Casal de mocinhos vive dias de glórias no final

A eterna briga com o ex-companheiro pela guarda do filho, a decisão de desmentir Oto em um depoimento à polícia sem ao menos consultá-lo e inventar que Tonho (Vicente Alvite) era filho do hacker foram verdadeiros tiros no pé: só trouxeram mais dor e agonia para a sofredora.

Até o mistério criado em torno de quem seria o parente de sangue de Brisa perdeu força porque a resposta nunca vinha. Fake news de Guerra (Humberto Martins) descobrindo que era o pai dela foi saboreada pelos noveleiros, justamente porque desejam uma reviravolta, com Brisa por cima da carne seca tocando o terror em Ari.

Até de rival Brisa ficou carente em Travessia. Chiara (Jade Picon) nunca disputou Ari com ela. Nem Bia (Clara Buarque) armou para arrancar Oto da mocinha. O conflito dessa mulher batalhadora estava em ter lutar pela guarda do filho e ponto, não se viu a protagonista sonhar em ser estrela da dança ou vislumbrar uma carreira, seja qual fosse.

É bom ver Brisa mais leve nesta última semana, com os olhos brilhando por Oto e pela menina que espera. A esperança em reverter o caso do processo da guarda de Tonho purificou o ar que a personagem respira. Brisa e Lucy Alves estão de parabéns, aguentaram firme e forte pancadas de todos os lados. 

Travessia terminará na sexta (5) e dará lugar à novela Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco. O novo folhetim rural do horário nobre conta com Barbara Reis como protagonista. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.