Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOCÊ SABIA?

Vicente Alvite é filho de quem? Tonho de Travessia tem parentesco com político

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator mirim Vicente Alvite; ele está deitado de barriga para baixo com os pés para cima, e sorrindo, com as mãos fechadas e juntas à frente do corpo

Vicente Alvite, o Tonho de Travessia; ator mirim é filho da deputada federal Clarissa Garotinho

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 2/11/2022 - 14h42

Vicente Alvite tem conquistado o público de Travessia como Tonho, o filho de Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) na novela das nove da Globo. Estreante nos folhetins, o ator mirim é filho da deputada federal Clarissa Garotinho (União Brasil) e neto dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho.

Nascido em 2016, o ator é filho da parlamentar com o empresário Marcos Alvite. Antes de atuar em Travessia, o garoto integrou o elenco de Uma Escola Fora de Série (2021), produção educativa infantil de cinco episódios, disponível na Claro TV+.

Atualmente deputada federal pelo Rio de Janeiro, Clarice já passou em sua trajetória política por sete partidos: PDT, PSB, MDB (na ocasião PMDB), PR (à época PL), PRB (hoje Republicanos), PROS e União Brasil. A parlamentar vai encerrar o mandato em Brasília em dezembro após oito anos no cargo. Ela foi eleita pela primeira vez à vaga nas eleições de 2014.

À época, ela foi a segunda deputada federal mais votada no Estado, com mais de 330 mil votos, ficando atrás apenas de Jair Bolsonaro, que na ocasião atuava como parlamentar pelo PP. Em 2018, Clarissa se reelegeu, mas com uma votação bem menor. Pelo PROS, ela obteve pouco mais de 35 mil votos, ficando em 39º lugar.

Neste ano, Clarissa disputou a vaga do Rio de Janeiro para o Senado pelo União Brasil, mas ficou em quarto lugar, com 1.145.413 votos. Quem venceu a disputa foi o já senador Romário (PL), que conquistou 2.384.331 votos.

Antes de ser deputada federal, Clarissa exerceu o cargo de vereadora na cidade do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2011, e deputada estadual, entre 2011 e 2015. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita do Rio de Janeiro na chapa de Rodrigo Maia (do antigo DEM), obtendo 95.328 votos e ficando em terceiro lugar na disputa, atrás de do prefeito eleito na ocasião, Eduardo Paes (à época no PMDB), e do atual deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).

Em 2020, Clarissa concorreu como candidata a prefeita do Rio pelo PROS. Dessa vez, a deputada ficou em 11º lugar na disputa, com 12.178 votos. Seu vice na chapa foi o ator e diretor Jorge Coutinho. Ela também exerceu a função de secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do município do Rio de Janeiro na gestão do prefeito Marcelo Crivella, entre 2017 e 2018.

Em seu perfil no Instagram, Clarissa se descreve como mãe, esposa, jornalista, evangélica e deputada federal. Ela também se diz "a favor da vida, família e da liberdade" e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. A deputada também coleciona uma série de fotos ao lado do chefe do Executivo e de sua família e ostenta, ainda, uma imagem com uma camiseta escrito "Fora Lula".

Confira uma publicação de Clarissa com o marido e o filho:

De pais para filha

Clarissa tem 40 anos e é filha do casal Anthony e Rosinha Garotinho, avós do intérprete de Tonho, de Travessia. Ela também é irmã de Wladimir Garotinho (União Brasil), eleito deputado federal em 2018 e atual prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ).

Atualmente filiado ao União Brasil, Anthony Garotinho já passou por nove partidos: PT, PDT, PSB, MDB (na ocasião PMDB), PR (à época PL), PRP (hoje Patriota), Patriota, PROS e União Brasil. 

Em sua trajetória na política, Garotinho foi prefeito de Campos dos Goytacazes entre 1989 e 1992. Em seguida, ele exerceu o cargo de secretário de Agricultura e Interior do Estado do Rio de Janeiro, na gestão do então governador Leonel Brizola (PDT).

Em 1996, Garotinho voltou ao cargo de prefeito de Campos dos Goytacazes, ficando até março de 1998, quando deixou para concorrer à vaga de governador do Rio De Janeiro. Na ocasião, ele foi eleito com 4.259.344 votos e governou até abril de 2002, quando deixou o cargo para disputar a presidência da República, obtendo à época o terceiro lugar, com 15.180.097 votos.

Entre 2003 e 2004, exerceu a função de secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, na gestão de sua mulher, Rosinha Garotinho, eleita governador no Estado em 2002. Em 2006, passou a exercer o cargo de secretário estadual de governo do Rio de Janeiro e se tornou presidente do então PMDB no Estado.

Em 2010, já no então PR, Garotinho se elegeu deputado federal, tendo à época a maior votação já registrada para o cargo no Estado até então: 694.862 votos. Na ocasião, ele foi o segundo parlamentar mais votado do Brasil, ficando atrás apenas do humorista Tiririca, do mesmo partido, em São Paulo.

Em 2014, Garotinho tentou novamente uma vaga para o governo do Estado, pelo então PR. À época, ele conseguiu 1.576.511 votos, ficando em terceiro lugar, atrás do governador eleito Pezão (na ocasião do PMDB) e de Marcelo Crivella (do então PRB).

Em novembro de 2016, Garotinho foi preso pela Polícia Federal em seu apartamento no bairro do Flamengo, um dia antes da prisão de Sérgio Cabral, suspeito de receber propina por contratos públicos. Já em liberdade, Garotinho tentou concorrer novamente ao cargo de governador, em 2018, pelo extinto PRP.

No entanto, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Neste ano, Garotinho tentou concorrer a uma vaga para deputado federal pelo União Brasil. O ex-governador, no entanto, teve novamente o registro indeferido e preferiu renunciar durante uma live. Já Rosinha Garotinho passou a comandar nos últimos anos uma loja de bolos no Rio de Janeiro.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Anthony e Rosinha Garotinho em 2021

Anthony e Rosinha Garotinho em 2021


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.