Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

SEGREDOS DOS BASTIDORES

Beijo e plateia de mentira: As manobras para salvar Nos Tempos do Imperador

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Michel Gomes fecha os olhos diante do rosto de Gabriela Medvedovski para simular beijo em Nos Tempos do Imperador

Jorge/Samuel (Michel Gomes) fecha os olhos para supostamente beijar Pilar (Gabriela Medvedovski)

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 1/9/2021 - 6h40

Nos Tempos do Imperador enfrenta mais dificuldades para ser gravada do que as outras novelas contemporâneas da Globo. A trama de época, com festas pomposas, cenas violentas e romances açucarados, foi ajustada à nova realidade nos bastidores da Globo. Para salvar o conteúdo sem muitas mudanças, os autores criaram uma série de truques que mexem com o imaginário do telespectador e transformam reações em ações.

Desde que a emissora retomou as gravações em agosto do ano passado, após cinco meses de paralisação, diretores, produtores e finalizadores trabalham para imprimir verdade nesse novo "jeitinho" de se fazer novela. O acrílico entre os atores para simular um beijo foi uma das alternativas que o público já viu em Salve-se Quem Puder e no desfecho de Amor de Mãe neste ano.

Agora, reações de alegria e de encantamento viraram trunfo nas mãos dos editores de imagens. Eles valorizam muito mais as expressões de quem está em uma cena de beijo, por exemplo, do que o beijo em si. É que o carinho com acrílico no meio exige um processo demorado de pós-produção. Então, os beijos não acontecem nas gravações para tornar o processo mais ágil, mas os atores gravam como se tivessem acabado de beijar, de transar e tudo mais. 

Um exemplo disso vai ao ar nesta sexta (3). Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes) farão os movimentos de um casal que vai se beijar na frente dos convidados de sua festa de noivado, e a plateia vai ao delírio. Mas nem tem tanta gente assim em cena nem atores "se arriscando" em contatos físicos. 

"Por ele estarem no meio de outras pessoas e não ser possível gravar separadamente, podemos cortar antes. Depois da frase de Samuel, a câmera mostra a reação dos convidados, já aplaudindo, vibrando, e assim não precisamos mostrar o beijo, apenas dar a entender que ele aconteceu", escreveram no roteiro da sequência os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão.

Mariana Ximenes em cena "quente"

Tudo picotado

Outra manobra para a realização de uma festa cenográfica em tempos de pandemia foi gravar o elenco de apoio separado. Takes de pessoas comemorando, dançando, bebendo e comendo são feitos isoladamente e unidos à encenação principal na "mágica" da edição. 

Nas duas últimas semanas, o público viu a primeira vez dos casais principais. Esse tipo de cena dá a entender o que aconteceu, mas o que está mesmo sendo mostrado são pernas, braços, sorrisos, além das declarações de amor. Arrancar a roupa de uma boneca foi um dos truques usados.

No capítulo do próximo dia 9, por exemplo, Pilar e Samuel vão marcar a data do casamento deles e voltarão a ter cenas de sexo. A indicação dos novelistas para essa gravação foi a seguinte:

Mostrar apenas os pés e pedaços das pernas dos dois entrando em casa. As pernas se aproximando, o pé de Pilar levantando. Samuel a pega nos braços (mostrando somente pés e pedaços das pernas), música romântica, indo para a cama e corta.

Nas brigas, que já eram coreografadas antes da Covid-19 e da necessidade de distanciamento, agora o falso se torna ainda mais aplicável porque os dublês também precisam seguir os protocolos de segurança. Então, muitas vezes, lutas são gravadas separadamente e somente um golpe é praticado para valer no estúdio para ser inserido na edição e tornar a sequência mais verossímil. 

Os bons observadores podem acompanhar como essas manobras induzem mesmo a imaginação a concluir aquilo que não foi encenado pelos atores.

Nos Tempos do Imperador começou a ser preparada no final de 2019, mas sua estreia em março do ano passado teve de ser adiada. O elenco voltou a trabalhar apenas em novembro de 2020. A emissora queria ter terminado todas as gravações antes da estreia no último dia 9, mas não foi possível.

Os atores continuam gravando suas cenas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A previsão é que eles só encerrem mesmo os trabalhos em outubro. A trama está prevista para ficar no ar até fevereiro.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#72 - Angel e Alex têm encontro explosivo em Verdades Secretas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 18 a 30 de outubro

Segunda, 18/10 (Capítulo 61)
Zayla descobre que a carta de alforria de Samuel é falsa. Gastão só se interessa por Isabel e Leopoldina se irrita. Tonico ameaça Samuel. Pedro sente ciúmes de Dumas com Teresa. Augusto confronta Bernardinho e garante ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou da escolha de Tadeu Schmidt para o BBB22?

Web Stories

+
Além de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na políticaApós derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13Deixaram saudade: Conheça cinco atores de O Clone que já morreramEsqueceram de Mim ganha novo filme no Disney+; veja como está o elenco originalTadeu Schmidt no BBB22: Conheça a carreira do apresentador na Globo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas