Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXPLOSÃO DE EROTISMO

Duas Caras foi alvo de censura por pole dance e sensualidade; saiba como

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Flávia Alessandra caracterizada como Alzira, com adereço de cabeça, maquiagem forte e segurando em pole dance em cena da novela Duas Caras (2007)

Flávia Alessandra caracterizada como Alzira, personagem pole dancer na novela Duas Caras (2007)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/9/2021 - 6h25

A novela Duas Caras (2007), que estreou na íntegra no Globoplay na segunda (30), contava com um núcleo cheio de sensualidade: o da uisqueria, onde a personagem Alzira (Flávia Alessandra) fazia apresentações no pole dance. As cenas tiveram grande repercussão e vida curta na novela. Por mudanças na classificação indicativa, muita pressão à Globo e até ameaças de um hater, o autor Aguinaldo Silva teve de se render à censura e mudar sua trama. 

Assim que começou a aparecer fazendo suas performances no pole dance (um cabo de metal onde o/a praticante faz acrobacias corporais), com pouca roupa e movimentos sensuais, a personagem Alzira roubou a cena na novela. Tanto que cresceu muito a procura por academias que ofereciam aulas de pole dance no Brasil. 

Nos três primeiros meses, Duas Caras teve classificação indicativa para maiores de 12 anos. Mas, após as várias cenas de Alzira sensualizando e de alguns palavrões em outros núcleos, o Ministério da Justiça mudou de ideia. A novela passou a ser considerada inadequada para menores de 14 anos, e a Globo foi obrigada a exibi-la apenas após as 21h. 

Mas, segundo Aguinaldo Silva, a pressão ficou ainda maior em relação às cenas na uisqueria. Ele foi informado de que, se não acabasse com o bar da trama, a novela seria "rebaixada" para a faixa das 23h. 

"Houve reação da não-censura. Digo não-censura porque, oficialmente, não existe censura, embora, na verdade, ela continue existindo", disse o autor, em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia. Ele contou que, numa noite, o diretor Wolf Maya ligou para sua casa para avisar que teria de escrever para o dia seguinte uma cena que acabasse com a uisqueria. 

"Deve ter sido uma pressão terrível, mas o fato é que me vi diante dessa situação: eu tinha sete horas para tirar todo um núcleo da novela. Entrei em desespero, comecei a arrancar os cabelos e fui para o computador", relatou Silva. 

Ele escreveu então a cena de explosão da uisqueria, um crime cometido por um personagem misterioso, chamado de Sufocador. O papel foi inspirado em alguém que realmente existiu na vida do autor. 

Na época de Duas Caras, Aguinaldo Silva disse ter um hater, uma pessoa que lhe mandava dezenas de emails ameaçadores todos os dias. Essa pessoa se identificava como Sufocador. Em "homenagem", ele criou o personagem da novela, um homem que perseguia as pessoas de quem tinha ódio sem razão aparente. No fim da história, foi descoberto que o Sufocador era o comerciante Geraldo Peixoto, interpretado pelo próprio Wolf Maya. 

O autor, no entanto, não ficou satisfeito com o destino dado a Alzira após o fim das cenas de pole dance. "Fiquei muito triste, porque adoro a Flávia Alessandra. A Alzira não foi a personagem que eu esperava oferecer à Flávia. Quando eu vi [as cenas no pole dance], pensei: 'Pronto, essa é a grande estrela da novela'. Mas durou pouco", lamentou ele. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.