URCA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Christiane Torloni como Jô Penteado em A Gata Comeu (1985): bairro da Urca abraçou trama
Cenário da novela A Gata Comeu (1985), o bairro da Urca "virou puxadinho da Globo" no remake de Ivani Ribeiro (1922-1995). Na época das gravações do folhetim das seis, os moradores se aproximaram da produção da trama e passaram a ajudar na logística de gravação --seja com as trocas de roupas dos atores ou até com a a alimentação do elenco.
"Fazíamos muitas externas na Urca, e o bairro nos abraçou. As pessoas abriam suas casas para fazermos trocas de roupa, ofereciam lanchinhos. Fomos muito acolhidos pela comunidade", relembrou Christiane Torloni, intérprete da protagonista Jô Penteado, em entrevista enviada à imprensa pela Globo.
Na época em que a emissora ainda não havia construído o Projac (atualmente chamado de Estúdios Globo) --que foi inaugurado apenas em 1995--, era comum as cenas externas das produções serem gravadas em locações de verdade. No caso de A Gata Comeu, o bairro da Urca foi escolhido como cenário para ambientar a novela.
Além do apartamento chique da protagonista, o prédio de Fábio (Nuno Leal Maia), a escola onde o professor lecionava e a casa de Paula (Fátima Freire) continuam em pé até hoje. As locações estão na rua Almirante Gomes Pereira.
Fábio e Jô Penteado em cena na Urca
Em 2012, Christiane Torloni fez um tour pelo bairro a convite do Vídeo Show (1983-2019) para comentar as locações de A Gata Comeu. Ela também visitou a igreja de Nossa Senhora do Brasil, onde a protagonista acabou estragando o casamento de Fábio e Paula: "Vale dar a pena dar uma olhada, porque a igreja é uma joinha da Urca", comentou a atriz no programa.
A quantidade de cenários da novela de sucesso também atraiu os fãs do folhetim de Ivani Ribeiro. Os seguidores da trama são ativos nas redes sociais até hoje e, antes da pandemia, se reuniam para fazer passeios pela Urca nos quais visitavam lugares importantes para a trama.
Um desses últimos encontros aconteceu em 2018. Alguns atores da trama, como Christiane Torloni, Nina de Pádua e Mayara Magri, estiveram por lá para tirar fotos com os espectadores. Uma prova de que, mesmo após 36 anos da exibição original de A Gata Comeu, o público continua fiel à história de amor de Jô Penteado e Fábio --e ao bairro que acolheu a trama da seis.
Você pode ouvir mais sobre todas as novelas no ar no podcast Noveleiros, do Notícias da TV. Também disponível no Spotify, no Deezer, na Apple Podcasts e no Google Podcasts.
Ouça "#62 - Téo sofre novo ataque em Salve-se Quem Puder" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.