Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NISE DA SILVEIRA

Autora de Além da Ilusão entrega segredos de participação de Gloria Pires

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Gloria Pires caracterizada como Nise da Silveira: ela tem os cabelos presos em um coque e veste um terninho bege com estampa poá. Uma rosa está presa na lapela do casaco

Gloria Pires como Nise da Silveira no filme Nise: O Coração da Loucura; atriz reviverá papel

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 11/7/2022 - 6h45

Gloria Pires fará uma participação especial na reta final de Além da Ilusão no papel da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), personagem que ela já interpretou no filme Nise: O Coração da Loucura (2015). A personalidade histórica aparecerá na novela das seis para conversar com Leônidas (Eriberto Leão) sobre um tratamento alternativo para Matias (Antonio Calloni) na novela das seis da Globo.

O estudante de Medicina será apresentado a Nise, que usava métodos humanizados para tratar esquizofrênicos. "Quando resolvi escrever a cena da doutora Nise eu fui à exposição sobre ela e o trabalho dela no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e fui anotando todas as frases que ela falou em vida e que tinha ali nas paredes. A cena dela com Leônidas é toda costurada com falas que ela falou mesmo na vida real", conta a autora Alessandra Poggi ao Notícias da TV.

Nise da Silveira é o maior nome da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Na década de 1940, justamente o período em que o folhetim de Alessandra Poggi é ambientado, a médica brigou para introduzir tratamentos menos agressivos para pacientes psiquiátricos.

Ela condenava práticas como a lobotomia (intervenção cirúrgica em que os médicos, com o uso de um instrumento afiado inserido por meio de orifícios no crânio, cortavam as conexões entre áreas do cérebro) e a terapia de choque com insulina (injeção com uma alta dose de insulina, ao ponto de o paciente ficar desacordado). Matias (Antonio Calloni) já passou por um desses procedimentos no folhetim: a terapia eletroconvulsiva.

"A ideia de trazer Nise da Silveira para a novela foi para que nossa nova heroína da pátria se encontrasse com Leônidas e lhe mostrasse que estava no caminho certo ao pregar o tratamento aos esquizofrênicos com base no afeto", explica.

A novelista conta ainda que pensou em Gloria Pires quando começou a escrever as cenas, mas que não chegou a falar nada com Luiz Henrique Rios, o diretor artístico da trama. Prova de que os dois estão em perfeita sintonia.

"Claro que pensei na Gloria Pires ao escrever as cenas, por conta de seu magnífico trabalho interpretando Nise no cinema. Mas não cheguei a comentar com o Luiz Henrique. Mas quem não pensa em Gloria Pires quando pensa em Nise depois daquele filme maravilhoso? Ele fez o convite e ela aceitou, nos honrando com essa ilustre participação!", elogia Alessandra.

Gloria gravou uma única cena na última quarta-feira e que deve ir ao ar o fim do mês. Na sequência, a médica fala sobre seu método de trabalho, chamado por ela de "emoção de lidar" através das artes e do afeto.

"É preciso humanizar o tratamento dos doentes e trazer à tona a capacidade criativa deles. Acredito que a expressão artística, seja através de pinturas, desenhos ou esculturas, é capaz de retirar o paciente desse redemoinho perturbador em que ele vive. Entenda que é preciso constância, paciência e um ambiente livre de qualquer coação para que relações de amizade e de compreensão possam ser criadas. Sem a ponte desse relacionamento, a cura é quase impossível", dirá a doutora Nise a Leônidas.

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira e protagonizada por Isadora Cruz e Sergio Guizé. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.