Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSADO CONTURBADO

Autor de Quanto Mais Vida, Melhor usa segredos de Paula para abalar história

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Giovanna Antonelli coloca as mãos juntas em cena de Quanto Mais Vida, Melhor!

Mais segredos de Paula (Giovanna Antonelli) virão à tona em Quanto Mais Vida, Melhor!

Em Quanto Mais Vida, Melhor!, Paula (Giovanna Antonelli) já mostrou que tem um passado conturbado, mas a situação ficará cada vez mais intensa. Após a troca de corpo com Neném (Vladimir Brichta), mais segredos virão à tona e abalarão a vida da poderosa, que terá que se reinventar, segundo descreve o próprio autor da novela das sete da Globo, Mauro Wilson.

"O maior segredo da novela é qual dos quatro [protagonistas] vai morrer em um ano. Mas, sim, Paula Terrare tem segredos. Esses segredos vão ser todos revelados e provocarão uma mistura de emoções para a Paula e para todos que estão em volta dela. Ela vai ter a chance de mudar seu destino", entrega o escritor em entrevista ao Notícias da TV.

Uma parte da verdadeira história da personagem já foi exposta: ela é filha de Tuninha (Jussara Freire), sua governanta. No passado, ela se revoltou com a vida pobre que levava em Goiás, e com o jeito duro e até cruel da mãe, e largou tudo para trás. Anos depois, já rica e poderosa, reencontrou a parente e lhe ofereceu um emprego, desde que nunca revelasse nada sobre a relação das duas.

Mas os babados não terminarão por aí. Nos próximos capítulos, Giulia Costa, que interpreta Paula jovem em flashbacks, retornará à trama para elucidar mais fatos do passado conturbado da ricaça. No capítulo previsto para ir ao ar em 12 de março, por exemplo, Guilherme (Mateus Solano), de dentro do corpo de Flávia (Valentina  Herszage), encontrará uma foto de Eliete, a mãe da dançarina que a abandonou após o parto.

Não demorará muito a ficar claro que Paula e Eliete são a mesma pessoa e que a ex-presidente da Cosméticos Terrare é a mãe da falsa comissária, o que provocará tremores no relacionamento das duas --a empresária disse que sua primeira filha havia morrido, o que, pelo visto, não é verdade.

"Na sinopse da novela a Paula não tinha tantos segredos. Mas quando a história dela foi avançando nos capítulos, percebi que dos quatro protagonistas ela tinha um passado misterioso. Ninguém vira Paula Terrare do nada. E a trilha dela foi ficando cada vez mais densa. Que bom que Paula Terrare é Giovanna Antonelli!", destaca Wilson. 

Segredos são trunfos

Não é incomum ver personagens como Paula, que escondem segredos do passado, em telenovelas. Inclusive, conforme ressalta Leonardo de Sá Fernandes, dramaturgo e pesquisador do Centro de Estudos da Telenovela da Universidade de São Paulo, eles funcionam como trunfos para a narrativa.

"Essa noção de que um personagem carrega algum segredo é na verdade um elemento fundamental para uma boa dramaturgia, para contar uma boa história. Uma boa história precisa de personagens que, em geral, não deixem muito claro ao que vieram ou que carreguem algum segredo: um amor mal resolvido, alguma questão que não foi posta", frisa o especialista.

O personagem que traz um segredo é o chamamos em dramaturgia de catalizador. É algo que vai agilizar ou pegar uma determinada situação da trama e fazer com que ela avance, se desdobre para além daquilo que está posto, do que é da ordem da narrativa em si. 

Fernandes também frisa que os segredos funcionam como uma isca para fidelizar o público e manter a audiência. "Essas mudanças de estado servem para manter a história ativa. Se você construir uma história com duração tão longa, é difícil ter só um ato. É preciso inverter as expectativas. Contar histórias sempre parte um pouco de mistérios", afirma. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#92 - Será o fim de Christian e Lara em Um Lugar ao Sol?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Quanto Mais Vida, Melhor!.


Resumos Semanais

Quanto Mais Vida, Melhor: Resumo dos próximos capítulos da novela - 25 a 28/5

Quarta, 25/5 (Capítulo 159)
Guilherme e Neném chegam à padaria, mas não conseguem abrir a grade. Flávia perdoa Paula, que tenta fazer o parto da neta. Roni se diverte com Tina e Tigrão, mas fica apreensivo ao perceber uma movimentação ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.