Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VÁLVULA DE ESCAPE

Atriz substitui cigarro de Maria Bruaca por 'gole batizado' em Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Isabel Teixeira, caracterizada como Maria Bruaca, exibe rosto sem maquiagem e cabelos amarrados; ela dá um sorriso sacana em cena de Pantanal. Com a mão direita, ela segura um copo de limonada quase vazio perto da boca

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) usa limonada alcóolica como válvula de escape em Pantanal

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2022 - 14h03

Apesar de passar a maior parte da vida à beira do fogão, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) sempre teve um quê de rebeldia em Pantanal. Na primeira versão do folhetim, Angela Leal mostrava isso com as "escapadinhas" da dona de casa. Entre um prato de comida e uma trouxa de roupas no tanque, a mulher fumava um cigarro. Para honrar esse legado, a intérprete da personagem na novela das nove da Globo optou por um novo caminho: uma limonada batizada.

A válvula de escape atual é bem menos evidente do os tragos no cigarro que a Bruaca dava na versão da extinta Manchete (1983-1999). A própria Angela Leal demorou para entender que o suco de limão da mulher estava batizado.

O "gole milagroso" foi mencionado durante um encontro das duas intérpretes promovido pelo Gshow, que hospeda o site oficial da trama. Isabel, aliás, dedicou à limonada a Angela. "Tem algumas coisinhas que eu faço para você. Ela fumava, não é? E eu via que, quando você fumava, era um lugarzinho teu, era um lugarzinho escondido. Aí, eu inventei uma coisa", contou a artista que atualmente vive a Bruaca.

"Um golezinho? Eu já percebi. Digo: 'Olha o escape dela'. Porque o cigarro era o escape, a demonstração que ela podia fugir da casinha e não ser só a Bruaca. E muita gente ali ainda não percebeu que aquela limonada está batizada!", ressaltou a mãe de Leandra Leal, aos risos.

Durante a conversa, a atriz mais velha relembrou a recepção da obra da Manchete. Hoje, a rebeldia de Bruaca fez com que ela "roubasse" o protagonismo de Juma (Alanis Guillen) nas redes sociais. Há 32 anos, porém, a personagem virou motivo de chacota.

"Naquela época o machismo predominava tão forte que Bruaca virou nome pejorativo, até de preconceito estrutural. Tipo galinha, piranha. Bruaca deixou de ser substantivo para ser adjetivo pejorativo de mulher largada, de mulher que é saco de pancada do marido, mulher otária, que leva chifre", destacou Angela.

Angela Leal e Isabel Teixeira em encontro promovido pelo Gshow

Angela Leal e Isabel Teixeira em encontro no Gshow

Já Isabel pôde contar com a torcida do público. Os transeuntes com quem ela se depara vibram pelos atos de transformação da mulher. Enquanto Bruaca caminha rumo à liberdade, a própria atriz aprende com esta trajetória. Não só ela, como boa parte das telespectadores do remake --ao menos na visão de Angela.

"Tem muitas mulheres que estão pensando, interrogando-se porque o teu personagem, a Bruaca, está levando elas a isso. Fala a verdade, o que que o ator mais quer na vida do que ser um espelho da sociedade para poder ser exemplo, refletir aquilo que não pode, aquilo que pode, o caminho melhor a tomar. E a tua Bruaca está fazendo isso", elogiou a atriz que interpretou a personagem em 1990.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#106 - Tenório faz Tadeu de otário em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.