Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CALDEIROLA

Agora na Globo, Marcos Mion já zoou Casseta, Fantástico e novela das nove

DIVULGAÇÃO/MTV

Marcos Mion em 2009, quando ainda era contratado da MTV. Ele usa uma camisa branca com um blazer cinza e sorri para a câmera

Marcos Mion ainda na MTV, em 2009; ele zoou muito a Globo, sua nova empregadora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/8/2021 - 7h00

Contratado pela Globo para assumir o Caldeirão até o fim do ano, Marcos Mion já zoou bastante sua atual empregadora no início da carreira. No Piores Clipes do Mundo (2000-2001), da MTV, e no Descontrole (2002-2003), da Band, Mion riu de atrações da emissora, de sua força em novelas no horário nobre e até do padrão estético criado nos anos 1970.

Mion se consagrou como apresentador na MTV. Após participar da primeira temporada do seriado Sandy & Junior (1999-2002), ele passou em um teste para ser VJ do canal musical em 2000. Inicialmente, Mion apresentava o Supernova, atração vespertina, ao lado de Didi Wagner. No segundo semestre, porém, ele assumiu os Piores Clipes do Mundo e criou algo totalmente novo para a TV da época.

No programa, Mion zoava tudo e todos. Na temporada 2001, a vinheta da atração que se tornou um clássico tinha como referência as aberturas dos anos 1980 e 1990 do Fantástico, da Globo. Tosca demais, ela não foi perdoada de forma alguma pelo comunicador.

"Vocês viram a abertura? Vocês viram isso? Puta coisa horrível.... Depois dessa abertura, só me falta ter uma mulata pelada para ser o Hans Donner no Carnaval. Para quem não sabe, ele é o designer da Globo, e ele é especialista em efeitos. Ele que faz aquelas coisas bem toscas, tá ligado?", disse.

Mas não parou por aí. No mesmo programa, Mion brincou com o Padrão Globo de Qualidade, criado nos anos 1970 como um exemplo para a televisão brasileira. Mion disse que tudo era ruim: "Hans Donner criou o Padrão Globo, que é tosco demais, tipo aquela abertura de Porto dos Milagres [novela das oito da Globo na época]".

Casseta e O Clone

Em 2001, por causa do sucesso dos Piores Clipes do Mundo, a MTV fez uma edição especial de sua revista para falar do programa. Naquela época, a atração era disparada a maior audiência do canal musical --na casa dos 2 pontos na Grande São Paulo. 

Capa da Revista MTV que brincou com Casseta & Planeta, Urgente, humorístico da Globo

Por sugestão do próprio Mion, a capa foi uma provocação ao Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2010), que ia ao ar no mesmo horário do Piores Clipes --terças, às 22h. A revista virou um clássico para colecionadores até hoje e é frequentemente comentada por Mion em suas redes sociais.

Em 2002, a Band contratou o apresentador para comandar o Descontrole. Considerada cult hoje e exibida na faixa que havia consagrado Luciano Huck na Band nos anos 1990 (segunda a sexta, às 20h30), a atração manteve o estilo de Mion na MTV. Não deu certo no ibope, mas as piadas seguiram lá.

Uma das brincadeiras mais lembradas ocorreu quando o Descontrole disputou audiência com o último capítulo de O Clone, em 15 de junho de 2002. Fenômeno de Ibope, a novela marcou naquele dia 62 pontos de média e teve 77% dos televisores ligados. Ao ver que seus números estavam muito baixos, Mion começou a perguntar se tinha alguém de fato vendo ele.

"Eu tenho sérias dúvidas se alguém está me vendo hoje. Na boa, será que alguém aí em casa está me assistindo? Eu pergunto isso porque hoje é o último capítulo da novela, cara. É o último capítulo do Clone. Ou seja, tá todo mundo ligado na Globo. Ninguém tá me vendo", zoou Mion.

De fato, naquele dia, pouca gente viu o Descontrole. O programa marcou 1 ponto de Ibope, segundo índices divulgados pela Folha de S.Paulo na época.

Marcos Mion estreia nas tardes de sábado da Globo em 4 de setembro. Luciano Huck migra para o Domingão no dia seguinte. Entre os quadros do novo Caldeirão, o destaque será o Isso A Globo Mostra, uma versão da zoeira que Mion já faz na TV desde os Piores Clipes do Mundo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.