PAULA PICARELLI
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Rafaela (Paula Picarelli) em cena de Mulheres Apaixonadas; atriz recusou papel em novela da Globo
A personagem Rafaela, interpretada por Paula Picarelli, fez muito sucesso em Mulheres Apaixonadas (2003). Tanto que o público torceu para o casal formado por ela e por Clara, papel de Alinne Moraes. No entanto, Paula recusou um convite da Globo para interpretar outra personagem lésbica.
"Eu lembro que na época [da exibição original de Mulheres Apaixonadas] tinha surgido a possibilidade de eu fazer uma personagem numa novela das sete, que era uma menina meio masculina. Daí eu falei: 'Talvez eu já esteja dentro de alguma caixinha na emissora e não me interessa seguir por esse caminho'. Então, eu procurei outras coisas", disse em entrevista ao Notícias da TV.
Por não querer ficar limitada a papéis que fizessem referência à comunidade LGBTQIA+ na TV, Paula preferiu se afastar. Tanto que esta foi a última novela que fez.
Após Mulheres Apaixonadas, a atriz se dedicou ao teatro, foi apresentadora do programa Entrelinhas (2005-2013), da Cultura, e fez parte dos elencos das séries 9mm: São Paulo (2008), Psi (2014-2015) e Escola de Gênios (2018-2020).
Ela também ressaltou que a experiência em Mulheres Apaixonadas foi muito intensa. A repercussão da personagem gerou fama para Paula, que se deparou com muita gente interessada em sua vida pessoal. Isso também a influenciou a fazer trabalhos menores.
A experiência na novela foi muito difícil para mim, eu fui muito exposta e eu não tinha certeza do que [eu queria]. Não sabia o que ia acontecer, como eu seria exposta, como a minha vida iria mudar, como eu deveria reagir diante dessa nova realidade. Eu não tinha instrumentos para lidar com o que estava acontecendo comigo naquele momento.
"Depois da novela, preferi voltar para um projeto meu de teatro, até para entender toda a experiência que eu tinha vivido, e como seriam os meus passos como artista a partir de então", explicou.
Ela não descartou, entretanto, voltar a atuar numa novela um dia. "Não sou contra fazer novela, não me recusaria a fazer. Não sei como me comportaria diante de um convite, porque quando a realidade acontece é bem diferente de como a gente imagina, mas neste momento não está nos meus planos", declarou, em 2018.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.