Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCÍLIO MORAES

Alvo de críticas do próprio autor, Sonho Meu estreia no Globoplay; entenda

NELSON DI RAGO/TV GLOBO

Cláudia (Patrícia França) é a protagonista de Sonho Meu (1993): atriz está com o rosto de lado e cabelo preso em cena da novela

Cláudia (Patrícia França) é a protagonista de Sonho Meu (1993): trama modificada por pressão

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 28/3/2022 - 14h33

Sonho Meu (1993) é uma novela que não agradou o próprio autor, Marcílio Moraes. O novelista foi criticado pelo público por conta do enredo de Cláudia (Patrícia França), que casou com Lucas (Leonardo Vieira) sem ter se separado de Geraldo (José de Abreu). Na exibição original na faixa das 18h na Globo, ele teve que mudar os rumos da trama, e a interferência deixou o roteirista bastante irritado. A história do folhetim, agora, pode ser conferida pelos assinantes do Globoplay. 

A trama começa com um drama na vida de Cláudia. Mãe de Maria Carolina (Carolina Pavanelli), a mocinha perde a guarda da filha para a cunhada Elisa (Nívea Maria) por brigar constantemente com marido violento, Geraldo. A tia da criança acaba a deixando em um orfanato no Rio de Janeiro. 

Com o objetivo de recuperar a primogênita, a protagonista se separa do companheiro e parte para a Cidade Maravilhosa. Lá, ela conhece os irmãos Lucas e Jorge (Fabio Assunção). Juntamente com a avó Paula (Beatriz Segall), eles são donos de uma fábrica de brinquedos. 

Cláudia consegue um cargo na empresa e se apaixona por Lucas. No decorrer da história, a dupla se casa mesmo com a mocinha ainda legalmente ligada ao ex-marido. Equivocadamente, a morena decide se tornar bígama com a intenção de conseguir a guarda da filha mais rápido. 

Essa parte da narrativa desagradou o público por conta da bigamia da mocinha. Em entrevista à jornalista Fábia Oliveira, Marcílio Moraes admitiu que sofreu pressão da Globo para separar a protagonista enquanto a situação não se resolvesse: 

Fiquei triste e me voltou o sentimento de revolta com a interferência estúpida que a novela sofreu. Já contei, mas é bom repetir que os figurões da Globo, naquela época, vieram com o papo de que a emissora estava recebendo cartas de protesto dos espectadores contra a bigamia da personagem Cláudia.

O autor também mencionou que o supervisor de texto, Lauro César Muniz, foi pressionado pela direção da Globo para modificar a narrativa. "Lauro entrou no papo deles, ficou do lado dos dos mandachuvas e da interferência --violência, melhor dizendo-- se consumou. O resultado pode ser visto nesta segunda fase da novela", argumentou o novelista. 

Por fim, Marcílio Moraes explicou que a modificação no texto impactou diretamente na essência de Sonho Meu.

"Aquela força da história, aquela vitalidade dramática da protagonista, enfrentado Deus e o mundo para preservar sua dignidade de mulher e salvar a filha, perdeu-se. A trama se tornou quase um vaudevile de intriguistas típicas de novelinha das seis", finalizou.

Quem quiser conferir o folhetim, ele passa a fazer parte do catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (28).

Leia Mais: 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.